Você consegue se lembrar como reagiu na última vez em que alguém lhe tirou do sério De acordo com uma pesquisa recente, cerca de 80% dos brasileiros não sabem o que devem fazer para desenvolver a Inteligência Emocional. Ou seja, a maioria é falha ao lidar com as próprias emoções de um jeito saudável e produtivo. Pensando nisso, conversamos com um especialista no assunto, Ricardo Piovan, e resolvemos ir a fundo no resumo do best-seller “Inteligência Emocional“, do autor, jornalista e psicólogo, Daniel Goleman. OUÇA 👇 e DEIXE SUA OPINIÃO nos comentários!

Por que é importante desenvolver a Inteligência Emocional?

Já fazem uns bons anos que o QI deixou de ser a melhor medida para avaliar as capacidades de uma pessoa. Isso não é novidade. Apenas ter um alto QI (coeficiente de inteligência) não significa que você será bem-sucedidos na vida. O segredo está no desenvolvimento do seu QI junto com o seu QE (coeficiente emocional). Situações de humilhação, ofensa, notícia ruim que chegou, uma meta não alcançada, estresse no trânsito e ao discordar de alguém em casa ou no trabalho são apenas alguns dos exemplos mais comuns em que as suas reações podem ser falhas. Consequentemente, você pode acabar destruindo sua vida pessoal e profissional. De acordo com Daniel Goleman, Inteligência Emocional é a capacidade que um indivíduo tem de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos. Por este motivo, saber reconhecer e gerenciar as emoções são fatores essenciais para a sua verdadeira realização na vida. E isso também serve para quem está imerso no empreendedorismo. Quando o assunto é a sobrevivência e o crescimento de um negócio próprio, os conhecimentos técnicos não são suficientes para um empreendedor. É necessário saber lidar com pessoas e com emoções.
Inteligência Emocional

Créditos: HiperCultura

Mas como é possível controlar os impulsos e sentimentos em todos os momentos? Existem alguns exercícios simples e práticos que você pode praticar agora mesmo para começar a melhorar a sua Inteligência Emocional. Por exemplo: fazer um inventário emocional, aplicar a regra do semáforo e realizar ensaios mentais — também chamados de modelos mentais. Ao longo do episódio, você saberá exatamente como utilizar essas e outras ferramentas. Isso irá lhe trazer resultados positivos logo nos primeiros dias. Algumas das vantagens que você irá alcançar ao desenvolver melhor sua Inteligência Emocional são:
  • Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
  • Menos discussões em seus relacionamentos familiares e profissionais;
  • Maior empatia pelo próximo;
  • Mais equilíbrio emocional;
  • Maior clareza nos objetivos de vida e capacidade de tomada de decisão;
  • Melhor gestão do tempo e aumento de produtividade;
  • Aumentará o nível de comprometimento com suas metas;
  • Maior autoestima e autoconfiança.
Se interessou? Então ouça o episódio até o final, comece a praticar as dicas que revelamos e veja a mudança nos seus hábitos emocionais acontecer ao se relacionar com sua família, no ambiente de trabalho ou em qualquer outro local! Caso queira, teste a sua Inteligência Emocional nesse Quiz que está no site da Berkeley e depois nos conte qual foi o seu resultado!

Sobre o autor

Daniel Goleman é um renomado psicólogo (ph.D.) e jornalista científico. Por doze anos escreveu para o The New York Times, focando nos avanços dos estudos do cérebro e ciências comportamentais.

Em 1995, tornou-se uma celebridade do mercado editorial com a publicação do livro “Inteligência Emocional“, que vendeu 5 milhões de cópias, em quarenta idiomas e se tornou um best-seller em vários países.

Para você ter ideia, somente no Brasil o livro vendeu mais de 400 mil exemplares.

Daniel Goleman

Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”

Ele também é cofundador do Collaborative for Academic Social e Aprendizagem Emocional na Universidade de Illinois, em Chicago. É codiretor do Consórcio para Pesquisa sobre Inteligência Emocional entre as organizações e a Universidade de Rutgers, além de ser membro do Conselho do Instituto Mente & Vida. Entre seus livros destacam-se: “Inteligência Emocional” (1995), “Emoções Destrutivas e Como Dominá-las: um Diálogo com o Dali Lama” (2005), “Inteligência Social: a Nova Ciência das Relações Humanas” (2006), “Inteligência Ecológica” (2009), “Foco: o Motor Oculto da Excelência” (2014) e “Liderança” (2015). O The Wall Street Journal classificou-o como um dos pensadores mais influentes no âmbito de Inteligência Emocional.

Conheça o nosso convidado

Ricardo Piovan é um dos maiores palestrantes brasileiros quando o assunto é liderança, vendas, alta performance e empreendedorismo. Administrador de Empresas com formação em técnicas de Expansão de Consciência, Master em Programação Neuro Linguística, comportamento humano e liderança situacional. É integrante do “The JM Team”, onde foi treinado pessoalmente por John Maxwell, sendo seu representante de conteúdo no Brasil.
Ricardo Piovan

Ricardo Piovan, convidado do episódio

Diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, coaching, palestras e treinamentos. Fundador dos programas Experts Training, Alta Performance Training e do Liderar Training. Já ministrou palestras e treinamentos em empresas como: Ambev, HCOR, Petrobras, Bradesco, Embraer, Citibank, Metrô de São Paulo, Embraer entre outras centenas de empresas. Piovan é autor dos livros: Resiliência – Como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho, O Livro do Líder Completo e Expert Milionário – Transforme o seu Conhecimentos em Produtos. Para conhecer o trabalho do Ricardo Piovan, visite lifecoachtraining.com.br.

Leia o livro “Inteligência Emocional”

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado. Além de escutar este podcast com o resumo, recomendamos que você leia o best-seller “A Coragem de Ser Imperfeito” na íntegra. Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler! É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.
Inteligencia Emocional

Compre esse livro na Amazon

Somos parceiros da Amazon, e quando você faz a compra através da nossa loja na Amazon (clique na imagem abaixo), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Compre esse livro na loja do ResumoCast na Amazon
Assim, você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos de qualidade e “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”. E tem mais: além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.
Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly