Há pouco mais de um ano, começamos a ouvir falar sobre venture debt no Brasil. O formato, diferentemente do mais conhecido venture capital – que investidores investem em companhias com o intuito de adquirir equity -, tem como objetivo oferecer financiamento com garantias a empresas que usam tecnologia para criar produtos e serviços, mas sem pegar participação da companhia.

Geralmente, as startups têm utilizado a forma de recurso entre o primeiro investimento, com o intuito de alcançar um investimento maior para entregar o business plan, mas com uma diluição menor, e em meio a rodadas para conseguir conquistar resultados melhores, como crescimento de receita e valuation, por exemplo.

O modelo surgiu porque muitas empresas com grande potencial, mas em fase inicial, não conseguiam grandes aportes financeiros ou empréstimos dos bancos tradicionais, por exigir garantias reais. Para se ter uma ideia, apenas no último ano, esses tipos de empresas conseguiram nos EUA, por meio do venture debt, um montante de US$ 25 bilhões levantados – e segue crescendo em volume maior frente a outros modelos já utilizados.

Dener Lippert, é CEO e fundador da V4 Company, maior rede de franquias de marketing digital do país, e autor da obra “Cientista do Marketing”. Dener tem apenas 27 anos mas já figura entre os principais empreendedores do país: fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, responsáveis por já terem atendido 2.000 PMEs em 14 países. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Wizard, Spotify, Colchões Ortobom, Wise Up, Smart Fit, Team Nogueira entre outros. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio.

Curso gratuito ensina a ter consistência na bolsa para ganhar e rentabilizar capital. Participe!

Fonte da notícia : https://www.infomoney.com.br/negocios/venture-debt-opcao-de-financiamento-sem-diluicao-de-equity/

Data da publicação : 2021-08-23 14:15:00

#Venture #Debt #opção #financiamento #sem #diluição #equity