Tentativa e erro é um método menosprezado de aprendizado.

Seus resultados são eficientes, mas ainda assim as pessoas não valorizam essa metodologia, pois estão sempre na busca da resposta certa, e tem medo de errar.

Mas hoje, vamos a fundo falar sobre esse método e sobre essa mentalidade, e como ela pode ser aplicada na sua vida ou no seu negócio.

TENTATIVA E ERRO

Nassim Taleb, autor do livro que resumimos nesta semana (e você pode escutar aqui), defende que erramos quando tentamos nos proteger demais.

A evolução do ser humano aconteceu nos momentos em que ele superou dificuldades, assim como a evolução ou surgimento de grandes empresas aconteceram muitas vezes nos momentos em que elas se expuseram ao caos e incertezas (também falamos disso no livro As Upstarts).

A verdade é que somos educados a buscar a resposta certa, e somos “penalizados” ou desvalorizados quando encontramos a resposta errada. A escola de certa forma mata a aprendizagem.

O que ninguém nos ensina é que a forma mais eficiente de encontrar uma resposta certa é encontrando algumas erradas antes, e falhando algumas vezes no caminho.

A busca pela resposta certa nos livros, nos cursos, pode ser uma alternativa, mas por vezes toma muito tempo. Além disso corremos o risco das teorias não funcionarem no mundo real, o que não é raro.

E na verdade, até a ciência documentada em livros que você encontra por aí é baseada nessa mentalidade. A experimentação sempre fez parte da ciência. Thomas Edison inclusive fala que a cada tentativa que não dava certo não era um fracasso que ele obtinha, mas sim a descoberta de uma nova forma de não fazer a lâmpada, o que o deixava mais próximo de descobrir a forma certa de fazer.

Precisamos aprender a valorizar a tentativa e o erro. E mais a tentativa do que o erro. O erro é um feedback, é um resultado, que nos ensina sobre a tentativa.

Mas para aplicar isso com sucesso, você precisa dos dois componentes, de um experimento bem estruturado e de um feedback claro que lhe indique o resultado, e é por aí que começamos.

CRIANDO EXPERIMENTOS BEM ESTRUTURADOS

O empreendedorismo é uma “ciência” engraçada. As pessoas querem solucionar novos problemas, mas querem fazer isso buscando referências de como fazer.

Se existissem referências, se existisse a resposta certa, o problema não seria mais um problema, certo?

Então para descobrir a solução de novos problemas só existe um caminho, que é o da experimentação.

Porém, de nada adianta sair experimentando qualquer coisa de qualquer forma. Falamos muito sobre MVPs (Produto Mínimo Viável em português) em diversos livros no ResumoCast e precisamos trazer aquelas lições já discutidas para cá.

Todo experimento deve ter um objetivo de avaliar uma hipótese.

Então se você tem um problema que você quer resolver, você precisa se perguntar, como eu posso resolver isso, levantar tantas hipóteses quanto conseguir e listar todas elas.

Listadas as hipóteses você decide quais você irá testar primeiro. Você precisa priorizar aquelas que acredita que tem maior chance de funcionar.

Entretanto, se você conseguir testar múltiplas hipóteses simultâneamente, você chegará mais rápido aos resultados, afinal você obterá mais erros, mais aprendizados e mais chances de ter um acerto, ou um sucesso.

A maior barreira à experimentação é o medo do fracasso, e justamente isso que impede alguns grandes negócios de surgirem. Não tenha medo, fracasso é apenas um resultado.

Mas como todo resultado, você precisa conseguir interpretá-lo, e por isso que uma parte essencial do experimento é antes da sua tentativa determinar qual o resultado desejado (resultado ótimo), e como ele será mensurado.

Sem mensuração de resultados não existe sucesso. Então para o sistema de tentativa e erro funcionar você precisa “medir” o erro.

ERRANDO DA FORMA CERTA

Pode parecer contraditório o título dessa seção do artigo, mas é isso mesmo. Existem erros e erros, e você precisa saber errar da forma certa.

De nada adianta um erro se ele não gerar aprendizado, se ele não trouxer feedbacks que te permitam reformular as hipóteses e gerar novos testes.

Erros são feedbacks, não são definições de fracassos. Erros são uma resposta a sua tentativa. Por isso tentativa e erro sempre andam juntos.

Para ser um grande gênio, Michael Jordan sempre diz que ele precisou errar muito, errar em horas decisivas, arriscar bastante para então gerar os aprendizados necessários para também acertar muito e ser um gênio do basquete.

Da mesma forma um bom jogador precisa errar muitas vezes, um pintor precisa pintar muito, e fazer pinturas ruins. Um escritor precisa escrever, e muitos trabalhos não são bons, e um empreendedor precisa arriscar, tentar e errar, e com isso aprender.

Quando você passa a entender um erro como uma resposta ao experimento, lições valiosas são aprendidas. Quando você fala com seu cliente e entende porque ele não gostou ou não usou sua solução, a evolução chega.

Se você não apresenta uma versão “errada” de um produto a um cliente ele não poderá avaliar e te falar o que você errou, logo você não vai aprender, não vai ajustar e não vai acertar.

Tentativa e erro é uma mentalidade de sucesso, e então vamos observar casos práticos da aplicação disso.

TENTATIVA E ERRO EM CASOS PRÁTICOS

O caso que te trago, é um do próprio ResumoCast.

No início de 2017 lançamos um clube do ResumoCast, onde buscamos reunir pessoas em uma comunidade gerando conexões e aprendizados de valor.

Erramos, e erramos feio. Acreditamos que juntando muitas pessoas boas conteúdos bons e troca de boas ideias surgiram. Não aconteceu.

Todos esperam pelo compartilhamento do outro, todos querem aprender, mas faltou ação para iniciar as discussões, os debates e as trocas de ideia.

Encaramos isso como um aprendizado tremendo, que nos permitiu lançar o ResumoCast Premium.

O Premium, diferente do club, é uma área de conteúdos adicionais, para resolver um problema dos nossos ouvintes, relacionados a busca de conteúdos mais aprofundados e mais práticos.

Vou ser sincero com você, isso é uma tentativa, mas se te interessar e quiser nos ajudar e apontar nossos erros para melhorarmos, você pode conhecer tudo isso em www.resumocast.com.br/premium

O Premium foi lançado bem pequeno, com a mentalidade de experimento.

Já descobrimos na primeira semana que as capas dos episódios estavam ruins, um erro que já corrigimos.

Notamos na segunda semana que os materiais complementares não estavam sendo entregues no melhor formato, segundo erro corrigido.

Notamos que os hangouts podem ser melhorados, e estamos trabalhando nisso.

Porém, o principal aprendizado foi que esses “erros” eram quase que certezas pra gente. Se tivéssemos ficado mais 6 meses refinando o Premium, estudando, analisando, não teríamos achado esses “erros”.

Alguns erros só nosso cliente seria capaz de encontrar, e a melhor forma então de fazer isso era tentando, lançando, aprendendo, estando disposto a reformular tudo, a mudar hipóteses, e alterar rotas.

A verdade é que muitas vezes uma conversa de 5 minutos com alguém que vivenciou um experimento, ou uma tentativa, traz mais aprendizados do que 5 semanas de estudo sobre a sua hipótese.

E a mesma experiência que estou te relatando aqui acontece na sua vida pessoal. Ao invés de ficar estudando dietas, que tal começar uma, medir, errar, ajustar e chegar ao resultado que deseja? Se quer parar de fumar, porque não levantar hipóteses de como pode chegar a esse resultado e começar a testar?

Deixe um pouco as teorias de lado, os estudos super aprofundados e adicione um pouco de ação.

Tentativa e erro não só traz resultados como acelera seus aprendizados.

 

Artigo produzido por André Macan

Membro do time ResumoCast.

 

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