Confira alguns conselhos importantes para que você não seja uma vítima do “mais do mesmo” ao ler apenas os livros mais vendidos e saiba como escolher um conteúdo que realmente irá fazer a diferença no momento atual da sua vida.

Atualmente, é possível encontrar na web diversos sites e vídeos de recomendações de livros dos mais variados temas. Mas será que estas pessoas (conhecidas ou não) devem ser a sua maior influência na hora de escolher o próximo título a ser lido?

Compartilhamos neste post algumas de nossas reflexões sobre livros que nunca divulgamos em nenhum outro lugar, mas que nos despertaram uma grande vontade de escrever a respeito.

O melhor livro para nós pode não ser o melhor livro para você

Tenha muito cuidado em querer sempre buscar qual é o melhor livro através de uma lista dos mais vendidos — da Amazon ou de qualquer outra livraria — ou por indicação de terceiros.

Isso é importante, mas não se limite somente a isso. Muitas vezes lemos algum livro através da indicação de amigos ou devido a alguma opinião em vídeos no YouTube e em sites de empreendedores. Isso é comum de acontecer.

Livros

Foto by Daria Nepriakhina | Unsplash

Contudo, pode ser que um determinado livro para aquela pessoa tenha sido o melhor da vida dela, mas teve pouca ou nenhuma relevância para a nossa realidade naquele momento.

O contrário também pode acontecer: um livro que nos marcou pode não ser tão relevante para você.

Sabe por quê? Geralmente, cada pessoa está em um momento diferente na vida, com circunstâncias singulares.

Então, tome cuidado com rótulos de terceiros. Nem sempre isso irá funcionar para você saber se um livro é bom.

Não foque apenas em best-sellers

Best-seller significa que o livro já vendeu alguns milhares de exemplares, o que significa que algumas milhares de pessoas já o leram.

Isso faz com que a informação contida nele se torne commodity. Não se limite somente ao que está na moda.

Quando todo mundo lê a mesma informação, a sua função deveria ser de buscar o desvio.

“Tudo o que é popular é errado.” (Oscar Wilde)

É claro que não estamos querendo dizer que você não deve ler os livros mais vendidos. Afinal, nós também lemos alguns deles e até mesmo criamos alguns episódios do nosso podcast com foco em best-sellers, mas não nos limitamos apenas aos títulos mais famosos.

O conteúdo que irá fazer uma grande diferença na sua vida — o seu desvio — pode não estar em um best-seller. Se você procurar com calma, provavelmente irá encontrar pelo menos uns três livros que, em seu estágio atual de vida, vão parecer que foram escritos especialmente para você. Acredite!

Não leia somente livros de negócios e empreendedorismo

Sim, nós lemos e promovemos diversos livros de negócios em nosso podcast. Mas, novamente, não nos limitamos somente a isso.

A vida não é só negócios. É importante que você busque conhecimentos em obras clássicas, filosofia, desenvolvimento pessoal, espiritualidade, saúde e qualquer outro assunto que goste.

Livros clássicos

Foto by Giammarco Boscaro | Unsplash

Grandes obras e clássicos da literatura foram produzidos ha décadas ou séculos. Os maiores pensadores não surgiram nesse século. O clássico sempre terá o seu valor.

As grandes ideias e conexões surgem de conteúdos e áreas diferentes. Lembre-se sempre disso.

Não siga apenas em um único autor ou referência

Deixe de consumir apenas conteúdos de um único autor ou referência — aqueles famosos gurus, sabe?

Extraia o máximo de aprendizado de uma referência que você gosta ou acha importante e, depois, alterne entre outros autores.

Com certeza todos têm algo para ensinar a você.

Muitas vezes é importante você atualizar e mudar completamente a sua opinião e o seu ponto de vista sobre determinados. E a melhor maneira de fazer isso é buscar referências, fontes e autores completamente diferentes — de áreas e perfis.

Cuidado com o hábito de sempre precisar consumir mais e mais informação

Esse talvez seja um dos costumes mais comuns nos dias atuais.

Parece que todos estão correndo contra o tempo em uma competição frenética, em que aqueles que leem mais livros são melhores do que as pessoas que não leem tanto assim, como se a quantidade de informação que você adquire ou de livros que leu no ano fosse a única ou maior variável em sua vida.

Já percebeu isso?

Como escolher um livro

Foto by Annie Spratt | Unsplash

Se este é o seu caso ou você conhece alguém que seja assim, temos um aviso importante: informação que não é colocada em prática não tem valor nenhum e ponto final.

Não acredite em tudo o que lê

Pode até parecer bizarro, mas não acredite nem no que escrevemos neste artigo. Como assim?

O que estamos querendo dizer é que o seu objetivo primordial deve ser aprender por si mesmo e questionar tudo a sua volta através das suas dúvidas — e não a partir das dúvidas de outras pessoas ao seu redor.

É assim que o aprendizado realmente funciona. Isso é o verdadeiro conhecimento.

A maior prova para você saber se um conteúdo de fato tem relevância para a sua vida é testando e colocando em prática. Não há outra alternativa melhor do que essa.

Questione tudo, teste, aplique e tire suas próprias conclusões. Isso é fundamental!

Caso contrário, você irá se tornar aquele tipo de pessoa que apenas fala sobre os ensinamentos, conceitos e práticas que leu a respeito em um livro, mas não os pratica. Não deixe isso acontecer com você.

Reserve tempo para ler a sua mente e ficar em silêncio

Os antigos mestres já diziam: os maiores ensinamentos estão dentro de você e não fora.

O tempo que você reserva para silenciar a sua mente é tão importante quanto se alimentar de informação. Você pode reservar um tempo para meditar, refletir sobre como foi o seu dia ou sua semana, parar para não pensar em absolutamente nada e até mesmo para ficar no ócio criativo.

Meditação

Foto by Simon Migaj | Unsplash

A verdadeira sabedoria está dentro você, e não fora. Muitas vezes procuramos fora o que está tão próximo de nós. Mas, por nossa culpa, muitas vezes acabamos nos distanciando de nós mesmos.

Conclusão

Ter cuidado em querer sempre buscar qual é o melhor livro através de uma lista dos mais vendidos em um site de livraria ou por opinião de terceiros, não focar apenas em best-sellers, não ler livros sobre apenas um único tema, entre outros conselhos.

Nosso objetivo neste artigo foi deixar algumas dicas simples para você saber como escolher o próximo livro que vai ler, de acordo com o momento atual que está vivendo.

Ao comprar através do nosso link na loja da Amazon, a gente recebe uma porcentagem da venda. Assim, você nos ajuda a continuar “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”!

Amazon

Então, qual é o próximo livro que você vai ler e por quê? Deixe sua resposta aqui nos comentários!

Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly
A newsletter do ResumoCast

A newsletter do ResumoCast

Quer receber dicas de livros para empreendedores e ficar por dentro das últimas novidades do ResumoCast?

Obrigado, agora você está cadastrado na nossa newsletter