Dinheiro nasce em árvores, se você aprender a plantar a semente certa nas condições ideais de solo.

Uma ideia precisa ser executável, lucrativa e persuasiva.

O livro “Side Hustle” foi publicado em 2017.

O autor é o empreendedor Chris Guillebeau, conhecido pelo best-seller “A Startup de $100”.

Neste livro, ele ensina como qualquer pessoa pode começar um negócio próprio, mesmo sem deixar o seu emprego atual, através de um plano de 27 dias. 

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Sobre o livro Side Hustle

O livro “Side Hustle” foi publicado em 2017.

O autor é o empreendedor Chris Guillebeau, conhecido pelo best-seller “A Startup de $100”.

Neste livro, ele ensina como qualquer pessoa pode começar um negócio próprio, mesmo sem deixar o seu emprego atual, através de um plano de 27 dias.

Os passos são :

1- Crie um arsenal de ideias;
2- Selecione as melhores ideias;
3- Prepare-se para o lançamento;
4- Lance a sua ideia para as pessoas certas;
5- Re-avalie e decida se vale a pena continuar.

Ideia central

Side Hustle pode ser definido como um empreendimento lucrativo, que é executado em paralelo com outra atividade paga — emprego.

Os empreendedores que conseguem sucesso como Side Hustles criam (ou encontram) uma espécie de receita muito similar, para transformar ideias em projetos implementáveis na prática.

Para cada estágio de implementação haverá inúmeras tarefas que precisam ser executadas, recursos que precisam ser obtidos e resultados que precisam ser entregues.

Só assim essa ideia será materializada em receita.

Quanto mais for possível simplificar a ideia inicial e quebrar o processo de implementação em passos específicos e claros, mais fácil será rodar esse processo inúmeras vezes, até que seja obtida uma nova fonte de receita.

Side Hustles surgem quando fazemos perguntas

Boas ideias para SIDE HUSTLES surgem quando aprendemos a questionar as coisas.

Segundo o autor do livro, o dinheiro cresce em árvores sim.

Mas é preciso plantar a semente certa nas condições ideais de solo.

Uma boa ideia para uma SIDE HUSTLE precisa ter 3 condições básicas: 

  1. Ser executável, ou seja, ser possível tornar a ideia em passos ou ações práticas em pouco tempo;
  2. Ser Lucrativa, ou seja, ter um potencial de gerar lucro em um curto período de tempo;
  3. Ser persuasiva, isso é, precisa convencer o empreendedor e o mercado de que é uma ótima ideia e o momento  é agora para ser implementada.

Para saber se uma ideia é executável, faça as seguinte perguntas:

  • É possível listar pelo menos 3 passos de imediata execução?
  • Eu tenho tempo disponível e os demais recursos necessários para iniciar a execução?

Para saber se a ideia é lucrativa o autor dá uma dica bem legal.

Tente explicar o que você vai vender em apenas duas frases, para um consumidor em potencial.

Não teve sucesso?

Então isso quer dizer que ainda está muito difícil para o cliente entender o valor do que você está oferecendo e provavelmente ele não vai comprar.

Mas não se preocupe com isso já que qualquer ideia pode ser refinada.

E, finalmente, para saber se a ideia é persuasiva e tem um diferencial, faça a seguintes perguntas: 

  • Existe algo de novo e único na ideia de maneira a gerar grande motivação e interesse nos seus consumidores e em você mesmo como empreendedor?
  • As pessoas estão modificando algum hábito e a sua ideia pode solucionar um problema que até então não tinha solução?
  • Existe alguma tecnologia ou técnica nova que pode ser comercializada e que até hoje não era possível?

Como transformar uma ideia em receita

É possível transformar uma ideia em uma SIDE HUSTLE lucrativa através de uma oferta.

O autor da a dica de simplificar a criação de uma oferta em 3 partes principais:

1- Uma promessa

2- Os detalhes

3- Uma Call-to-Action com preço

O exemplo do livro é de um professor de música chamado Jake, que fatura 6 mil dólares por mês com a sua SIDE HUSTLE e tudo começou com uma boa oferta.

A promessa:

É uma frase audaciosa que diz ao seu consumidor como a vida dele vai melhorar ao adquirir o que você está vendendo. 

No caso de Jake a promessa dele é “A melhor aula de guitarra de todo o universo”.

Os detalhes:

Aqui você vai explicar como vai entregar exatamente a promessa.

O professor de música escreveu assim os detalhes:

“As aulas serão divertidas acima de tudo e focadas em aprender os fundamentos. Você terá metas para manter a produtividade alta e acelerar o aprendizado”.

E, finalmente a terceira parte da oferta, o CTA com preço:

O preço comunica o que o cliente vai investir no valor que você vai entregar a ele, e deve ser acompanhado sempre por um link, um telefone para contato ou outro direcionamento para uma ação que seja fácil e com pouco atrito para executar.

Conseguir criar uma ótima oferta sem parecer um vendedor chato, é um sinal de que você está diante de uma boa ideia para sua SIDE HUSTLE. 

Utilize a oferta para ter um noção da viabilidade de venda da sua ideia, se está muito difícil escrever uma oferta atraente de 3 partes isso significa que provavelmente a ideia ainda pode ser refinada.

Lembre-se das 3 partes da oferta:

1- Promessa;

2- Detalhes;

3- Call to Action com preço.

Como testar se é Side Hustle ou não

Hoje, a maneira mais prática de testar qualquer SIDE HUSTLE é através da grande vitrine da internet.

Sendo assim, algumas ferramentas são essenciais para o empreendedor que deseja testar ideias e ter sucesso no mundo digital.

Aqui vão algumas dicas do autor:

Um site é a nova versão das tradicionais vitrines dos comércios offline.

Um site é composto de duas principais partes.

O domínio e o conteúdo.

O domínio é o endereço do link que as pessoas irão clicar ou digitar para chegar na sua vitrine virtual, e o conteúdo é aquilo que elas irão ver na sua página quando chegarem lá.

Hoje, diversas empresas oferecem serviços de venda de domínio e hospedagem de conteúdos por valores bem acessíveis.

A segunda ferramenta de trabalho para quem está determinado a emplacar a sua SIDE HUSTLE são as contas e perfis nas redes sociais.

Você não precisa necessariamente operar em todas as plataformas, apenas uma ou duas já deve ser suficiente.

Mas, nada impede de criar perfis com o nome da sua SIDE HUSTLE nas plataformas mais populares, que hoje, em 2021 são Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube.

Outra dica importante é a gestão do seu tempo.

Já que um SIDE HUSTLE é um esforço de comprometimento de tempo, a gestão da sua agenda é crítica para o sucesso.

Sua semana deve ser planejada com antecedência, assim como a gestão de clientes e parceiros que queiram entrar em contato com você.

Hoje existem diversas ferramentas para isso, dentre elas o Google agenda que é gratuito e permite criar calendários compartilhados, enviar convites para reuniões e fazer a gestão de tarefas.

Outra dica é o calendly.com/pt que permite criar slots de disponibilidade e enviar links para clientes e parceiros para que eles agendem horários com você.

Também tem uma versão gratuita do calendly.com

Outra solução que você como empreendedor digital vai ter que encontrar é uma forma de receber pagamentos.

Independentemente do nicho ou modelo de SIDE HUSTLE que você escolher, se você não conseguir ser pago de maneira eficiente e dentro da lei, isso vai comprometer a escala e futuro crescimento do empreendimento.

Felizmente estamos caminhando para um mercado com cada vez mais opções para recebimentos, desde PIX, transferências, paypal, gateway de pagamentos e até mesmo criptomoedas.

Então, lembre-se:

Se você não tem ainda uma estrutura para receber os pagamentos compatível com a complexidade da sua ideia, então você não tem uma SIDE HUSTLE.

Dicas sobre vendas

Pode ser que seja uma boa ideia vender mais para clientes que você já tem, do que vender algo novo para clientes que ainda não tem.

Para aquelas ideias que já estão bem avançadas, ou se você já tem uma grande audiência nas plataformas e redes sociais, pense em como você pode modificar um produto que já está vendendo.

Uma versão premium, um update, uma nova edição.

Nesse caso, pesquisas entre os seus consumidores são muito úteis para descobrir quais os upgrades eles gostariam de ter.

Por último, mas não menos importante:

Depois que a sua SIDE HUSTLE se tornar um negócio sustentável de fato, tudo aquilo que você vinha fazendo de forma manual, vai ter que ser automatizado.

Provavelmente vai precisar contratar funcionários ou freelancers e escrever os passos e procedimentos para que outras pessoas possam executar o que até agora era sua responsabilidade.

Nesse estágio você vai ter conquistado o direito e privilégio de decidir se vai transformar a sua SIDE HUSTLER um um negócio ou uma startup.

Deixar o seu emprego? Mudar de carreira? Quem sabe?

Desistir da SIDE HUSTLE e voltar para o seu emprego também pode ser a opção mais sensata.

Mas independente da decisão, nessas alturas é muito provável que você já tenha adquirido conhecimentos, habilidade, ferramentas e networking que não seriam possíveis se não tivesse passado pelo processo.

Agora, certamente você já é um ser humano muito mais preparado, resiliente e qualificado do que se tivesse ficado apenas no plano das ideias sem execução.

Para quem é esse livro?

Side Hustle é um livro para quem quer ter mais opções financeiras, e opções trazem liberdade.

A experiência de montar um pequeno negócio paralelo agrega conhecimento até para quem já tem um bom emprego.

Esse conhecimento extra nunca é perdido, pois pode ser utilizado para construir uma segunda, terceira, quarta etc. fonte de receita.

Frase de camiseta

“Uma vez que você começa pensar em Side Hustles, as ideias não param de surgir”

Esse resumo substitui a leitura do livro “Side Hustle”

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.

Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Side Hustle” na íntegra.

Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!

É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.

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O Clube do Livro é uma atividade promovida pelo ResumoCast, em que um grupo de ouvintes (tribers apoiadores) é desafiado a ler e resumir capítulos de livros e debatê-los em grupo semanalmente. 

No Clube do Livro todos os participantes têm a oportunidade de:

  • Formar o hábito da leitura;
  • Melhorar a retenção do conteúdo que leu;
  • Vencer o medo de falar em público;
  • Desenvolver a habilidade de fazer sínteses e resumos;
  • Estar entre pessoas positivas que adoram livros de empreendedorismo e desenvolvimento pessoal;
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