Não dá para falarmos de grandes nomes do empreendedorismo sem citar Ricardo Sayon, fundador da maior rede de brinquedos da América Latina: a Ri Happy.

Médico pediatra, palestrante e empresário, Ricardo se destacou com a visão inovadora de transformar sua empresa na maior prestadora de serviços em um mercado totalmente predominado pelo comércio de autosserviço.

Basicamente, ele passou a fornecer informações de valor para os seus clientes, contratar pessoas que tivessem perfil para atuar na sua empresa e fazer uma parceria diferenciada com a sua equipe.

E isso mudou tudo!

Quer saber mais sobre como Ricardo Sayon revolucionou o segmento de brinquedos no nosso país?

Então me acompanha nessa leitura.

Surgimento da Ri Happy

Cansado de só ter despesas com um antigo imóvel que possuía, Ricardo Sayon o ofereceu à sua esposa, Juanita Sayon, com o intuito de montar um negócio próprio.

Logo o casal optou por atuar com itens infantis.

O nome Ri Happy surgiu em uma brincadeira de Juanita com o marido: “Ri” é a primeira sílaba de Ricardo e “Happy” significa feliz em inglês.

É isso mesmo que está imaginando: Ricardo feliz!

Pena que nem tudo foi felicidade…

O casal tinha 4 lojas, mas nenhuma estava dando certo.

Na época, ambos chegaram à conclusão que o melhor seria desistir.

Na tentativa de devolver os brinquedos para a Estrela (maior detentora do segmento na época), Ricardo recebeu do gerente da empresa um rico conselho:

“Não feche as portas. Aprenda com os erros e faça o negócio dar certo”

Com base nessa orientação, ele decidiu seguir em frente.

Ricardo Sayon: De médico a empresário de destaque

Como já sabemos, não existem resultados diferentes sem mudanças de atitudes.

É claro que algumas transformações de mentalidade precisavam acontecer com o Ricardo Sayon.

ricardo_sayon_ri_happy
Ricardo Sayon

Uma das primeiras coisas que ele percebeu é que tinha que se envolver integralmente no negócio. Se jogar de cabeça no negócio.

Então, o que a princípio seria uma licença temporária de 6 meses da medicina, durou por  25 anos.

A partir de então, três perguntas passaram a permear a Ri Happy:

1O que eu sei?

Era necessário ter profundo conhecimento do negócio. O que era e como funcionava.

2O que eu sou?

A empresa precisava ter uma identidade e estar alinhada com aquilo que Ricardo estava apto a oferecer.

3O que vou fazer?

Frase diretamente relacionada com a missão: o que oferecer à sociedade?

Uma grande lição de planejamento

Se é tão importante ter bem claro onde queremos chegar, o planejamento para alcançar esse objetivo não deve ficar para trás.

Agora, Ricardo Sayon já conhecia bem a sua concorrência e entendia o que era preciso para se destacar como o melhor prestador de serviços em um mercado em que todos priorizavam o comércio.

Então, ele seguiu 3 passos importantíssimos nessa direção:

1 – Ofereceu informações relevantes aos clientes

Ricardo Sayon passou a disponibilizar informações relevantes para os seus clientes, sempre dadas por um especialista na área.

2 – Atuou com recrutamento

A seleção dos funcionários era feita de forma diferenciada.

Não bastava ter um bom currículo. Era preciso gostar naturalmente de crianças e ter um espírito lúdico.

3 – Ofereceu treinamento

Ricardo Sayon sempre tratou as pessoas que trabalhavam com ele de forma especial.

Enxergava a equipe como parceira, o que envolvia um treinamento especializado sobre como oferecer o brinquedo certo na fase certa de cada criança.

Um Homem de Criatividade

Revolucionando ainda mais o mercado infantil, a Ri Happy decidiu que teria uma identidade com as crianças, e não mais com os pais.

A criação das lojas lúdicas e tematizadas foi por causa disso.

Para inovar ainda mais, a Ri Happy criou revistas, campanhas, produtos de marca própria, clubinhos e sites para venda dos seus brinquedos.

Com esse contato direto com o público, Ricardo conseguiu vencer a forte concorrência que tinha com os camelôs na época.

Conclusão

Ricardo Sayon é um grande exemplo a ser seguido por todos os empreendedores.

Com ele aprendemos que o aperfeiçoamento diário, as inovações constantes, o respeito pelos que trabalham com a gente e, acima de tudo, o amor pelo que se faz, são primordiais para quem quer se destacar como empreendedor.

Em seu ponto de vista, isso é a chave para driblar crises e construir uma carreira de sucesso.

E você… já conhecia essa história empreendedora da Ri Happy? Comente aqui com a gente.

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