A Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais (PROIR), por meio do Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, lançou este mês o Programa Conexão Z. A iniciativa é voltada ao estímulo da cooperação entre a universidade e organizações, promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas customizadas para os desafios do mercado e da sociedade. Na sua primeira edição, o Conexão Z está focado na área da saúde e tem a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) como parceira. Hospitais da capital estão convidados a participar. “A edição do Conexão Z na área da saúde é de suma relevância em vista da necessidade crescente por soluções inovadoras que venham a suprir as demandas dos hospitais no enfrentamento às doenças. Outro aspecto importante é que o Programa, ao promover a conexão, a inovação e o empreendedorismo, está possibilitando uma grande contribuição à sociedade em momentos tão delicados”, destaca a diretora do Parque Zenit, Roberta Bussamara.

Inovação e saúde…

O Hospital São Lucas da PUCRS potencializou seu escopo de inovação ao assumir a gestão do BioHub. Localizado no Tecnopuc, o BioHub impulsiona inovações e startups originadas em pesquisa, estimula a cultura de empreendedorismo entre os estudantes, professores e profissionais da área da saúde e facilita o investimento através de parcerias. São 32 organizações, mais de 90 laboratórios e 100 grupos de pesquisa.

…com cuidado e gestão

“Precisamos acelerar este movimento e encontrar soluções rápidas e simples para melhorar o acesso e a experiência de cuidado dos pacientes, facilitar a o dia a dia da assistência e otimizar a gestão deste setor tão complexo”, destaca a coordenadora do Biohub, Diana Jardim.

Plataforma global

A Suiteshare, startup que já foi incubada no Feevale Techpark e que permite que as marcas vendam e prestem atendimento ao cliente via WhatsApp, foi adquirida pela VTEX, plataforma global de comércio digital que reúne funcionalidades nativas de marketplace. “A incubação assessora a empresa para ganhar mercado, ajuda a se tornar competitiva, como no caso da Suiteshare”, diz a coordenadora do Techpark, Manuela Bruxel.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para
[email protected]

Gostou desta matéria? Compartilhe!



Link original