Estudos revelaram que existe uma relação entre o excesso de trabalho e doenças relacionadas ao estilo de vida, como depressão, diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

Por outro lado, muitos pensam que, se não trabalhar mais que o normal, a carreira não vai pra frente.

Será que é possível progredir e ter sucesso profissionalmente sem precisar ser um workaholic?

De acordo com alguns livros, a resposta é SIM!

Estes 5 livros vão lhe ajudar a organizar melhor seu dia, priorizar aquilo que é mais importante e, consequentemente, fazer o seu dia render mais, lhe dando tempo de sobra para você fazer o que quiser.

1- A Tríade do Tempo

Considerado o maior especialista em gestão do tempo no Brasil, Christian Barbosa oferece uma solução definitiva para quem deseja uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus sonhos.

Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um método inovador de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida e a se tornar mais produtivo.

triade do tempo

A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada.

A prática dessa metodologia, já testada e aprovada por milhares de pessoas, vai permitir que você encontre um momento para respirar entre uma tarefa e outra e consiga se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.

2- O Poder do Menos

Nesse livro, o autor Scott Sonenshein identifica maneiras para que as pessoas e as organizações trabalhem além de seus recursos, a fim de alcançar um desempenho mais alto.

Com base em sérias pesquisas em psicologia e gestão, o livro mostra como alcançar metas, encontrar sucesso profissional e pessoal e viver uma vida melhor.

poder do menos

Duas mentalidades impulsionam (ou não) a realização, a criatividade e a inovação: “mentalidade elástica” e “mentalidade perseguidora”.

Os “esticadores” (que possuem a mentalidade elástica) abraçam o que têm, descobrindo maneiras criativas de usar os recursos já disponíveis para solucionar problemas, inovar e ter sucesso nos negócios.

Já os perseguidores estão sempre (e apenas) em busca de mais recursos.

3- Faça Tempo

Nunca houve quem olhasse para uma agenda vazia e dissesse “Hum, a melhor forma de gastar esse tempo é abarrotá-lo de reuniões!” ou fosse para o trabalho e pensasse: “Hoje vou passar horas e horas no Facebook!”

No entanto, é exatamente isso que nós fazemos.

Por quê?

faça tempo

Depois do sucesso do método Sprint, do Google Ventures, e da experiência de design em produtos tecnológicos que estão por toda parte — do Gmail ao YouTube —, Jake Knapp e John Zeratsky passaram anos buscando maneiras de ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo.

Então, eles reuniram as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos, para que qualquer pessoa seja capaz de esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática.

“Faça tempo” não é uma fórmula-padrão sobre produtividade.

Tampouco propões soluções irreais, como jogar fora seu celular ou sair de todas as redes sociais ao mesmo tempo.

Em vez disso, é um guia que proporciona pequenas mudanças na sua vida para que você se liberte da ocupação e da distração constantes e priorize o que é realmente importante na sua vida.

4- Trabalhe 4 Horas Por Semana

O que você faz?

Para Tim Ferriss, o autor deste livro, esta não é uma pergunta fácil de responder.

trabalhe-4-horas-por-semana

Ele passou mais de cinco anos aprendendo os segredos dos novos ricos, uma subcultura em franco crescimento que abandonou o ‘plano de adiar a vida’ (escravo-poupador-aposentado) e passou a dominar as novas moedas de troca tempo e mobilidade para criar estilos de vida luxuosos no aqui e agora.

Seja você um trabalhador sobrecarregado ou um empresário preso ao próprio negócio, este livro é a bússola para um mundo novo e revolucionário.

Como ensinar seu chefe a dar mais valor ao seu desempenho do que à presença?

Como preencher o vazio e criar uma vida plena depois de eliminar o trabalho e o escritório?

Esse livro traz estas e mais respostas.

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

5- Produtividade Para Quem Quer Tempo

O maior sofrimento da falta de produtividade não é viver estressado e preocupado, mas sim quando você passa por incompetente por não entregar o projeto com excelência.

É deixar nos seus clientes a impressão de que não se importa com eles, pois está sempre atrasado.

É trabalhar muito, mas nunca ter dinheiro por não trazer resultados para a empresa.

É nunca conseguir programar uma virada de vida, porque não sobra tempo nem para fazer o que já existe no dia.

E ainda por cima transmitir a imagem de que não ama o cônjuge e os filhos, pois você nunca está presente na vida deles.

Se você se identifica com uma dessas situações, este livro é para você.

Geronimo Theml dominou o segredo da produtividade, e sua missão é fazer você ter muito mais resultados sem ter de trabalhar mais.

E você… já leu algum destes livros?

Tem algum outro para indicar pra gente?

Deixe sua sugestão aqui nos comentários!

Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly