Ter sido fundada recentemente não faz de uma empresa uma startup.

Também não é necessário focar em tecnologia ou receber investimento ou ter tido um EXIT

A única coisa essencial é crescimento.

Todas as demais vantagens e benefícios que acompanham uma startup só existem se há crescimento.

É muito difícil criar uma startup. A maioria delas tem grandes chances de fracassar. Você não vai obter sucesso se no início da jornada não estiver apontando na direção certa.

E a direção é crescimento.

Mas calma, a boa notícia é que se você conseguir crescer rápido, todas as outras coisas se ajustam.

Então, podemos utilizar o crescimento como uma bússola para tomar praticamente todas as decisões em uma startup.

Restaurantes e barbearias não são startups (exceto em raras circunstâncias), enquanto que motores de buscas, como o Google, são startups. 

Startups já nascem com um DNA diferente de negócios que não foram projetados para crescerem rápido.

Não são apenas negócios tradicionais que deram muita sorte e de repente se viram crescendo a taxas vertiginosas.

Se fosse assim, não precisaríamos do nome STARTUP. Poderíamos apenas chamar de “negócios muito bem sucedidos”. 

O Google não foi apenas a história de um barbearia onde os fundadores trabalharam muito duro e tiveram muita sorte. Ele já nasceu com um DNA diferente, totalmente focado em crescimento.

Mas como se cresce muito rápido?

Para crescer rápido é preciso vender o seu produto ou serviço para um mercado muito grande.

E para isso acontecer uma startup precisa: 

1- Criar algo de valor que muita gente quer;

2- Promover e anunciar o seu valor para muita gente;

3- Servir e entregar o seu produto ou serviço de valor para esse mercado gigante.

Uma barbearia se sai bem no primeiro item acima. Muita gente de fato necessita cortes de cabelo.

Mas, quando chega no segundo e no terceiro item, logo se verifica que não é um negócio escalável pois é preciso servir cada cliente individualmente.

São poucos que irão viajar por horas e se deslocar para cortar seus cabelos. m=Mesmo que fizessem, a barbearia não seria capaz de servir a todos.

Por isso não faz sentido anunciar seu produto para quem não é das redondezas da barbearia.

Software é uma forma fantástica de solucionar o problema da promoção e da entrega para milhares de pessoas, pois pode ser duplicado com muito baixo custo.

Mas alguma vezes empreendedores se enganam e criam software que não passa pelo primeiro filtro e que poucas pessoas realmente precisam.

Se você criar um programa que ensina Tibetano para pessoas nativas da Hungria, você será capaz de atingir a maior parte das pessoas que precisam dele. Mas elas não são muitas.

Agora, se você criar um programa para ensinar inglês a pessoas nativas da China, aí sim, já está em um terreno de startups.

Muitos negócios estão restritos ao primeiro ou ao último filtro. Mas as startups de sucesso, não.

Ideias

Pode parecer que é sempre melhor iniciar uma Startup e não um negócio tradicional.

Afinal, por que não iniciar uma empresa que tem o potencial de escalar muito rápido e lhe deixar bilionário? 

Mas a eficiência dos mercados é o que prega uma peça nos empreendedores.

Se você criar um programa para ensinar Húngaros a falar Tibetano, não terá muita competição. Se você criar um programa para ensinar Chineses a falar Inglês, vai ter muita competição pois o prêmio é maior para nesse território.

As amarras que limitam os negócios tradicionais são as mesmas que os protegem.

Se você abrir uma barbearia, vai ter que competir somente com os locais, mas se resolver criar o Google, vai ter que competiram com o mundo inteiro.

TERRITÓRIO DE STARTUPS clique aqui para ir para a parte 2 ou 3

Assista a animação em vídeo deste artigo produzido pela equipe do ResumoCast for Startups

O que é o ResumoCast For Startups?

O ResumoCast For Startups é um ecossistema onde empreendedores de startups (founders) criam negócios de rápido crescimento e se relacionam com investidores e outros parceiros para a troca e geração de valor.

Temos diversos programas, para saber sobre datas e mais detalhes, clique aqui.

Sobre o autor

Gustavo Carriconde é o fundador do ResumoCast e do ResumoCast for Startups.

Também é investidor e mentor de startups.

Atualmente, ele mora em Dubai, onde faz a gestão de projetos de inovação, aceleração e incubação de startups.

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