Saiba quais foram os podcasts mais baixados de 2018 de acordo com a lista anual divulgada pelo iTunes e conheça um pouco mais sobre a história e trajetória do ResumoCast até fazer parte desse ranking.

O iTunes é a maior plataforma de distribuição de podcasts no mundo. Anualmente, eles divulgam algumas listas oficiais, incluindo de quais foram os programas mais baixados em sua plataforma.

Os grandes favoritos continuaram a encantar com vários tópicos abrangentes, novos programas trouxeram outras vozes e os clássicos produziram episódios memoráveis.

Pela primeira nessa lista, figura o primeiro podcast do país sobre livros de negócios e empreendedorismo. Adivinhe qual é?

Os programas mais baixados em 2018 foram:

Comentaristas (CBN);

Não Ouvo (Não Salvo);

RESUMOCAST (Gustavo Carriconde);

Estadão Notícias (Estadão);

Mundo Corporativo (CBN);

NerdCast (Jovem Nerd);

Café Brasil (Luciano Pires e Café Brasil);

Política (CBN);

Tribo Forte (Rodrigo Polesso);

Pretinho Básico (Pretinho Básico);

Sacadas de Empreendedor (Érico Rocha);

TED Talks Daily (TED);

Inglês Básico Todo Dia (Tim Barrett);

Economia (CBN);

Academia CBN (CBN);

Loop Matinal (Loop Infinito);

Jornal da CBN (CBN);

Inglês Todos os Dias (Tim Barrett);

All Ears English Podcast (Lindsay McMahon);

BrainPower: Reprograme Seu Cérebro (André Buric);

Dicas de Negociação (Márcio Miranda);

Mução (Mução)

BestOf2018

Podcasts mais baixados de 2018 no iTunes

Em meio a essa prestigiada lista, o ResumoCast é único programa focado exclusivamente em livros!

Considerando o fato de que estamos em um país onde o hábito de leitura e do apreço por livros não está enraizado em nossa cultura, o ResumoCast tem se mostrado como um ótimo canal para despertar o interesse em leitura.

Diversos ouvintes, depois de acompanhar o podcast por algum tempo, acabam incorporando o costume de ler em seu dia a dia.

Isso é um sinal de que o brasileiro está cada vez mais querendo se educar através do conhecimento contido em grandes obras, principalmente nos best-sellers voltados para negócios, empreendedorismo, educação financeira e desenvolvimento pessoal.

Atualmente, nos episódios da Segunda Temporada, os ouvintes têm a oportunidade de acompanhar ideias de grandes livros para empreendedores sendo debatidas com convidados especiais, que muitas vezes são os próprios autores.

Já entrevistamos diversos especialistas em assuntos como: produtividade, inteligência emocional, como falar em público, startups e gestão de negócios.

Mas… como um podcast sobre livros de negócios e empreendedorismo foi parar no ranking dos mais baixados do iTunes?

É justamente isso o que você irá descobrir a partir de agora!

Ebook 7 estalos Marcantes da Segunda Temporada do Resumocast

Mais de 76 horas de conteúdo compartilhado gratuitamente

Em janeiro de 2019, o ResumoCast completa 3 anos de vida e, desde o início, publica um novo episódio a cada segunda-feira de maneira consistente e compromissada com toda a audiência.

Como o próprio fundador e apresentador do ResumoCast, Gustavo Carriconde, tem o costume de dizer: “É mais fácil o sol não nascer do que não lançarmos um episódio a cada segunda-feira“.

Foram 151 semanas seguidas, aproximadamente 4.600 minutos no ar. São mais de 76 horas de conteúdo compartilhado gratuitamente com um grande objetivo: empoderar a humanidade com o conhecimento dos livros.

Em outras palavras, ajudar você a se tornar uma pessoa melhor em sua vida pessoal e profissional através do que há de melhor nos livros sobre negócios, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

Gustavo Carriconde

Gustavo Carriconde, fundador e apresentador do ResumoCast no seu estúdio em Dubai

Pensando nisso, tivemos um bate-papo com o Gustavo  — o cara de Dubai, como alguns ouvintes o chamam.

Ele contou um pouco sobre a sua vida no empreendedorismo, como surgiu a ideia de criar um podcast e como foi a trajetória do ResumoCast até aqui, entre outras curiosidades. Confira:

Conte um pouco sobre a sua trajetória no mundo do empreendedorismo…

Sempre tive essa veia empreendedora. Essa vontade contínua de empreender. Comecei minha jornada no empreendedorismo com uma loja de R$ 1,99 em Manaus. Depois, fui dono de um restaurante e também já tive um negócio próprio no ramo de delivery de bebidas. Todos no Brasil.

Atualmente, além de ser piloto de avião na companhia aérea Emirates, estou bastante envolvido com uma incubadora de startups (da própria Emirates), em que eu faço a mentoria de algumas empresas e aplico treinamentos específicos.

Também sou investidor de algumas startups e faço consultoria sobre estratégias de crescimento para plataformas digitais aqui em Dubai.

Além do ResumoCast, sou um dos fundadores do Dicas Curtas. É uma plataforma de mídia que conecta experts que possuem conteúdos variados, mas não têm conhecimento para criarem os seus próprios programas, com uma audiência engajada de amantes de podcast.

O que o Dicas Curtas faz é gerenciar os espaços publicitários dentro dos cinco podcasts que já estão disponíveis por lá.

Agora, e já vou antecipar que isso é uma novidade para todos os ouvintes do ResumoCast, estou trabalhando em um novo projeto, chamado PitchCast.

É um podcast voltado totalmente para conversarmos sobre startups, com o propósito de educar as pessoas sobre tudo o que faz parte do ecossistema das startups, desde conceitos, aplicações práticas, cases, questões jurídicas e muito mais.

E, por falar em fomentar o ecossistema de startups, em 2019 teremos grandes novidades sobre investimentos e aceleradora de startups no ResumoCast, mas não vou revelar tudo agora.

Qual foi o primeiro podcast que fez você tomar gosto por esse formato de mídia?

Foi o Freakonomics.

Desde quando você tem esse contato assíduo com os livros de negócios?

Bom, tenho esse contato de forma consistente com os livros de negócios desde os meus trinta e poucos anos. Hoje, estou com 43.

Mas, por causa da minha profissão intensa como piloto de avião e também por estar fora do Brasil, durante um longo período da minha vida, tudo o que eu pude fazer era apenas acompanhar as metodologias e os conceitos que os livros apresentavam.

A partir da criação do ResumoCast, em 2016, comecei a colocar em prática tudo aquilo que eu sabia através da minha própria experiência como empreendedor e também do que aprendi com os livros de negócios.

O que levou você a criar um podcast sobre livros em um país que não tem o hábito de leitura?

Eu criei o ResumoCast morando fora do Brasil, aqui em Dubai. Foi uma forma para eu conseguir falar com as pessoas do meu país, mesmo estando fisicamente quase que do outro lado do mundo.

Sempre fui muito curioso. Sempre gostei muito de livros de negócios e de podcasts. Eu consegui tornar meu tempo não-produtivo em produtivo ouvindo podcasts.

Chegou um momento em que me dei conta de que um podcast é como uma estação de rádio, e qualquer pessoa pode replicar ou criar uma igual. Então, fui no Google e pesquisei tudo sobre “como criar um podcast”.

Todas as respostas que eu precisava encontrar estavam disponíveis. Não precisei pagar por nenhum curso, livro ou mentoria sobre o assunto.

Com o que aprendi na internet, criei coragem e consegui colocar no ar um programa “do zero”, mesmo estando em outro país.

Quando o primeiro episódio do ResumoCast foi publicado e como foram as conversas até a primeira gravação?

O primeiro episódio foi ao ar no dia 10 de janeiro de 2016, sobre o livro “Pai Rico, Pai Pobre“. Esse best-seller foi um marco muito importante, tanto na minha trajetória como na vida do meu ex-sócio, João Cristofolini.

Primeiramente, a ideia era gravarmos apenas um bate-papo sobre o livro. Mas eu já tinha o conhecimento de como criar um podcast e o João contribuiu bastante com sua experiência empreendedora, mais voltada para o marketing digital, startups e infoprodutos.

Por volta de dezembro de 2015, antes de o primeiro episódio ser publicado, sugeri para ele gravarmos alguns “pilotos” para a gente testar a ideia do ResumoCast na prática.

Nós até chegamos a gravar um episódio antes do “Pai Rico, Pai Pobre”, mas ele nunca foi para o ar.

Qual foi o maior desafio que você enfrentou no ResumoCast até aqui?

Pessoalmente, meu maior obstáculo foi conseguir traduzir os conceitos que eu já conhecia e estudava nos livros para um formato falado, em áudio.

Até então, eu não tinha tido nenhuma experiência como radialista. Antes de começar a gravar o ResumoCast, eu nunca havia apresentado nada para uma grande audiência.

Na época, eu tive que aprender muito. Hoje em dia, fazer as gravações é algo natural para mim.

Outro desafio foi definir uma logística que funcionasse para mim e para o meu coapresentador. Devido a minha profissão como piloto de avião, eu viajo muito.

Então, no começo, tive que adaptar a minha rotina para conseguir escrever os scripts, gravar a minha parte do áudio, juntar com o áudio que o João me mandava, fazer a edição e depois publicar os episódios.

Às vezes, eu fazia (e ainda faço) as gravações estando em países diferentes. Levo o meu computador, meu microfone e gravo no hotel ou em qualquer outro local que eu esteja.

Uma vez que consegui definir esse sistema, ficou tudo mais fácil.

Porém, a logística da segunda temporada é totalmente diferente. Agora, eu tenho uma nova locutora comigo, o formato dos episódios foi atualizado com a participação de convidados e a equipe cresceu.

Estamos aperfeiçoando esse novo sistema para que os conteúdos fiquem cada vez melhores para os nossos ouvintes.

Na sua opinião, como um podcast sobre livros de negócios e empreendedorismo foi parar no ranking dos mais baixados do iTunes?

Todo o nosso crescimento é orgânico e acontece através da comunidade de empreendedores e de toda a audiência que nos acompanha.

Quando os ouvintes são positivamente impactados pelo nosso conteúdo e conseguem aplicar os ensinamentos dos livros abordados nos episódios em suas vidas ou em seus negócios, acabam compartilhando nas redes sociais e através do boca a boca também.

Foi assim que o ResumoCast foi crescendo e, hoje, é um dos podcasts mais baixados do Brasil.

ResumoCast

E você, tem alguma pergunta ou algo a dizer para o Gustavo Carriconde? Deixe aqui nos comentários!

Podcast de livros para empreendedores está entre os mais baixados do ano
5 (100%) 1 vote[s]

Entre para a lista de espera destaTribo

Você será avisado quando o processo de seleção estiver disponível

Você está na lista de espera para esta Tribo. Aguarde o nosso contato ou se increva em outra se desejar.

Entre para a lista de espera destaTribo

Você será avisado quando o processo de seleção estiver disponível

Você está na lista de espera para esta Tribo. Aguarde o nosso contato ou se increva em outra se desejar.

Entre para a lista de espera destaTribo

Você será avisado quando o processo de seleção estiver disponível

Você está na lista de espera para esta Tribo. Aguarde o nosso contato ou se increva em outra se desejar.

Entre para a lista de espera destaTribo

Você será avisado quando o processo de seleção estiver disponível

Você está na lista de espera para esta Tribo. Aguarde o nosso contato ou se increva em outra se desejar.

Entre para a lista de espera destaTribo

Você será avisado quando o processo de seleção estiver disponível

Você está na lista de espera para esta Tribo. Aguarde o nosso contato ou se increva em outra se desejar.

Entre para a lista de espera destaTribo

Você será avisado quando o processo de seleção estiver disponível

Você está na lista de espera para esta Tribo. Aguarde o nosso contato ou se increva em outra se desejar.