Inicialmente, o foco de atuação será nas áreas de energia, mobilidade elétrica e meio ambiente

Nos últimos anos, a capital paranaense ganhou destaque no cenário de inovação. Em 2020, foi a única do país selecionada no ranking Global Startup Ecosystem Report como uma das 100 cidades mais promissoras do mundo para startups. Além disso, cinco startups curitibanas figuram no levantamento 100 Startups to Watch 2020.

Na terça-feira (13) esse ecossistema ganhou mais um player. O Lactec, um dos maiores centros de pesquisa e tecnologia do Brasil, com sede em Curitiba, lançou a sua área 100% dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras e escaláveis, batizada de Go4. A iniciativa de inovação aberta visa transformar ideias em negócios de alto valor agregado por meio de projetos internos ou do mercado.

Fabiano Scheer Hainosz, coordenador da iniciativa, conta que o objetivo, além de desenvolver novos projetos, é fomentar a cultura de startups dentro da empresa, que tem 60 anos de tradição. “A Go4 vai catalisar todo o poder de inovação presente no Lactec, buscando a transformação de ideias inovadoras em negócios promissores e escaláveis. Além disso, vamos fomentar a cultura ágil e a mentalidade de startup dentro da organização”, analisa.

A Go4 ficará completamente dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial de crescimento escalável, pensados para agregar valor ao mercado. O objetivo é desbravar novos horizontes de negócios, para além dos segmentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e ensaios e análises laboratoriais, já bem explorados pela empresa.

Inicialmente, o foco de atuação será nas áreas de energia, mobilidade elétrica e meio ambiente. As ideias inovadoras a serem desenvolvidas terão como origem o time dedicado Go4, bem como todos os demais profissionais atuantes na organização, além de parceiros externos.

A equipe terá à sua disposição os ambientes de coworking, áreas para eventos, salas de reunião, auditórios, estações de trabalho e mais de 25 laboratórios para ensaios, testes e análises. Além disso, os mais de 150 pesquisadores, mestres e doutores do Lactec poderão ser consultados e atuar como mentores dos projetos.

O Lactec já trabalha com startups no modelo de desenvolvimento de inovação aberta e coinovação há alguns anos, desenvolvendo soluções em conjunto para os mais diversos segmentos. Entre as parceiras, estão startups das áreas de Internet das Coisas (IoT), geração fotovoltaica e comercialização inteligente de energia. Agora, o modelo se consolida com a criação da área Go4.

Instituto privado sem fins lucrativos, o Lactec é um dos maiores centros de ciência e tecnologia do Brasil. Seu maior diferencial é seu capital intelectual, composto por mais de 600 funcionários, entre eles 150 especialistas, mestres e doutores. Abrange todas as áreas da pesquisa, ciência, meio ambiente e tecnologia e atua em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises qualificadas até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura.

Fonte da notícia : https://amanha.com.br/categoria/negocios-do-sul1/lactec-passa-a-ter-area-de-inovacao-aberta

Data da publicação : 2021-09-14 14:37:30

#Lactec #passa #ter #área #inovação #aberta