Inovação é um assunto que está totalmente em alta.

Empreendedores, executivos e profissionais de todos os segmentos de mercado estão falando bastante sobre isso nos últimos anos.

O triste é saber que, de acordo com algumas pesquisas do especialista em inovação, Clayton M. Christensen, somente entre 10% e 15% dos empreendedores podem ser qualificados como inovadores.

Muitas empresas estão falindo por não ter uma cultura de inovação enraizada em suas equipes.

Precisamos de mais inovadores.

Mas… o que é inovação?

Como podemos “vestir os óculos da inovação” para alavancar nossos negócios?

Será que qualquer pessoa pode inovar?

A resposta está nos livros!

Pensando nisso, a equipe do ResumoCast — o maior podcast de livros para empreendedores do Brasil — selecionou 6 ótimos livros que irão lhe deixar preparado para não apenas sobreviver, mas ter um negócio que se destaque de verdade no mercado.

Sinceramente, se você mergulhar a fundo e estudar seriamente estes livros, provavelmente estará na frente e mais atualizado no assunto do que se tivesse feito um MBA.

Conheça um pouco sobre cada livro:

1- A Arte da Inovação

A maioria das empresas querem ser criativas, desenvolver novos produtos diferenciados e melhorar seus processos internos.

Mas, afinal, o que é inovação? Qual é o passo a passo para inovar?

Em “The Art Of Innovation” ou “A Arte da Inovação“, o fundador da renomada IDEO Tom Kelley revela como fazer isso na prática.

livro a arte da inovação tom kelley

Uma das dicas do livro é:

Se você não sabe como inovar, comece pensando em uma coisa que realmente lhe enche o saco e acaba com a sua paciência.

Depois, faça uma pergunta que começa com “Como podemos … ?”

Como podemos carregar menos chaves? Como podemos pagar compras sem tocar em dinheiro? Como podemos chamar um táxi apertando um botão? Como podemos aprender mais rápido? Como podemos acabar com a corrupção em um país? Como podemos viver em Marte?

Não existe experiência humana que não possa ser melhorada.

Inovar é acelerar esse processo de melhoria, até que as pessoas não consigam mais viver sem a sua inovação, e o ciclo recomeça novamente.

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

2- O Dilema da Inovação

Se você tivesse que escolher entre lançar um produto com maior margem de lucro e ganho no curto prazo e um outro produto com margem pequena e nenhum ganho no curto prazo. 

Qual deles escolheria? 

Para ter certeza que fez a melhor escolha, antes você precisa descobrir o que é o “Dilema da Inovação“.

o dilema da inovação clayton christensen

O professor de Harvard Clayton M. Christensen ele explica que os gestores de grandes corporações são extremamente competentes ao executarem as suas funções.

De acordo com a estratégia dos grandes bancos, os seus gerentes executam perfeitamente, mas o plano é que estava errado.

Então, onde está o problema?

O problema é que os gestores, quando precisam decidir onde alocar os recursos das suas empresas, se deparam com um dilema. 

Esse livro vai lhe ajudar a entender isso.

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

3- A Fadiga da Inovação

O que é a crise da inovação?

Por que algumas pessoas estão cansadas da inovação?

Hoje em dia são poucos aqueles que são críticos nesse assunto, e nós precisamos de mais mentes críticas que tenham a coragem de questionar e discordar que o último update do iPhone é inovador só porque vem da Apple.

Em “Innovation For The Fatigued” ou “A Fadiga da Inovação”, o professor finlandês, Alf Rehn, desmistifica as promessas vazias e modismos que muitas vezes permeiam a indústria da inovação.

innovation for the fatigued alf rehn

O livro está dividido em 8 capítulos.

O capítulo 1 diferencia a inovação profunda de inovação superficial.

No capítulo 2, o autor explica que todas as grandes ideias quando surgem são muito frágeis, e explica o que fazer para não deixar elas morrerem.

O capítulo 3 diz que, para boas ideias surgirem, é preciso de interação humana, e as dicas são incentivar respeito, reciprocidade, responsabilidade e reflexão.

No capítulo 4, o autor sustenta a tese de que é possível estender as fronteiras da imaginação, desde que os líderes se comportam da forma adequada.

O capítulo 5 explica o poder da diversidade e complementaridade de pontos de vista na mesma equipe, e como isso contribui para inovação e criatividade.

No capítulo 6, Alf fala sobre como deixar as iniciativas inovadoras resilientes e duradouras. Caso contrário, a chama pode apagar quando a consultoria for embora.

O capítulo 7 explica os ritmos e os processos inovadores, como sprints, slacks, ágil, entre outros.

Finalmente, no capítulo 8 o autor complementa a jornada com a conclusão de que devemos ser críticos e apontar o que não está funcionando para não cair no teatrinho da inovação. 

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

4- Atravessando o Abismo

Imagine o Tarzan na selva, se jogando de cipó em cipó com muita coragem, ousadia e velocidade. 

Uma sincronia total quando ele solta um cipó e agarra o outro. 

Assim como o Tarzan, no empreendedorismo algumas empresas conseguem ganhar uma velocidade momentânea e dominar diversos mercados, um após o outro. 

Cada um desses mercados possuem características demográficas e emocionais dos seus consumidores completamente diferentes. 

É como se cada mercado fosse um cipó diferente, em árvores diferentes. 

No livro “Atravessando o Abismo”, o autor Geoffrey Moore usa essa analogia para explicar que nós, empreendedores, precisamos entender cada cipó — ou seja, cada tipo de mercado — antes de sair pulando de árvore em árvore.

atravessando o abismo geoffrey moore

Empresas que se tornam líderes de mercado são craques em dominar a arte de pular de cipó em cipó.

Ou seja, elas sabem como dominar cada tipo de mercado.

E, como já explicamos aqui, os consumidores não são todos iguais!

Esse livro vai lhe explicar tudo sobre os 5 tipos de mercados que existem e o que fazer para o seu negócio conquistar todos eles, um de cada vez.

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

5- O Futuro Está Mais Próximo do Que Você Imagina

Computadores isolados não são tão legais.

Mas, se conectarmos um monte deles, temos a internet. Certo?

Sabia que existem empresas com pesquisas desenvolvidas para conectar mentes humanas através de nanochips biológicos implantados no cérebro?

Agora imagina uma internet de cérebros humanos, onde pudéssemos transmitir não só pensamentos, mas também emoções, experiências e talvez, propósitos.

E aí, se lhe fosse oferecida a possibilidade de migrar para essa mente coletiva, você aceitaria?

Ou preferiria continuar vivendo isolado na sua mente?

the future is faster than you think

O futuro que assistimos nos filmes de ficção está batendo na porta.

Isso traz muitas coisas boas, mas também deixa dúvidas sobre se realmente o amanhã será melhor.

Você vai ser um agente de transformação e fazer desse futuro algo melhor ou vai passivamente assistir o rumo que as coisas tomam?

É com esse pensamento que os renomados autores Peter Diamandis e Steven Kotler vão lhe conduzir no livro “The Future Is Faster Than You Think” ou “O Futuro Está Mais Próximo do Que Você Imagina“.

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

6- DNA do Inovador

O livro “DNA do Inovador” surgiu de um estudo colaborativo de 8 anos, buscando um entendimento mais amplo dos inovadores de ruptura.

Quem são eles?

Como a mente deles funciona?

Ao longo das pesquisas, um padrão foi identificado.

Os autores descobriram 5 competências em comum nos empreendedores e executivos inovadores — associar, questionar, observar, networking e experimentar.

No livro, eles explicam cada uma delas em detalhes e ensinam como podemos desenvolvê-las em nós mesmos e em nossas empresas através de exercícios bem práticos.

dna do inovador clayton christensen

Uma dica bem interessante que está no livro é promover um QuestionStorming.

Já ouviu falar nisso?

Todos nós conhecemos o brainstorming, o processo no qual você e uma equipe se unem para lançar ideias destinadas a solucionar um problema. 

O QuestionStorming é semelhante, mas em vez de focarmos em soluções, nos dedicamos a fazer perguntas sobre o problema. 

Ele funciona assim: primeiro, em equipe, identifique o problema ou desafio pessoal da unidade de trabalho ou organizacional a ser resolvido. 

Então, pegue uma folha de papel e escreva pelo menos cinquenta perguntas sobre o problema ou desafio em questão.

É para gerar apenas uma pergunta de cada vez. 

Peça a uma pessoa para escrever todas as perguntas, para que todos possam ler e refletir sobre cada pergunta que está sendo feita ali. 

Ninguém pode fazer outra pergunta enquanto a atual não terminar de ser escrita.

Colabore com os outros para fazer uma série completa de perguntas do tipo o que é, qual é a causa, por que e por que não durante o exercício.

Depois de ouvir as perguntas, estabeleça prioridades e discuta as mais importantes, e busque as melhores soluções. 

É possível que você queira indicar uma pessoa ou grupo para tentar responder as perguntas mais importantes (por meio de observação, networking e experimentação) antes de levar o grupo a fazer um brainstorming com as soluções. 

De acordo com os autores, as pessoas que costumam participar de QuestionStormings sobre desafios que surgem em seus trabalhos, organizações, setores, clientes e fornecedores têm maior possibilidade de serem vistas como pensadores criativos, inovadores ou estratégicos.

E, depois de ler este artigo, são pessoas assim que você vai querer ver trabalhando na sua empresa… Certo?

Conclusão

Entender o que é inovação, quais são os diferentes tipos que existem e como você pode dar os primeiros passos para inovar em seu negócio ou na empresa em que trabalha é somente a ponta do iceberg.

Extraia ao máximo os grandes ensinamentos dos livros que selecionamos aqui, mas também tenha a responsabilidade de procurar maneiras para aplicar isso na sua realidade.

Caso contrário, é bem provável que você será “apenas mais um” no mercado, e profissionais assim estão com os dias contados.

Conhece algum outro livro sobre inovação que vale a pena estar nessa lista?

Deixe sua sugestão nos comentários!

Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly