Growth Hacking não é uma especificamente uma ferramenta de Marketing, mas sim uma filosofia que pode ser aplicada em qualquer área do seu negócio. Descubra o porquê disso e como ele pode reduzir o atrito de uso.

Quantas decisões você já teve que tomar hoje?

Será que isso consome a sua energia e afeta a sua avaliação dos produtos ou serviços que você consome?

Growth Hacking como ferramenta de redução de atrito

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já escutou o episódio #110 da 1ª Temporada do ResumoCast e sabe o que é Growth Hacking.

Então, você já deve saber que Growth Hacking é o marketing voltado para experimentos. E qual o objetivo destes experimentos?

Você quer levantar hipóteses que podem melhorar seu negócio, transforma-las em procedimentos de testes, executá-los e avaliar os resultados.

Embora isso venha muito do marketing, pode ser aplicado em todas as áreas de uma organização.

Growth Hacking é uma filosofia, é cultura.

E nesse sentido, ele pode ser encaixado perfeitamente na análise de uma compra — ou de uso de um produto — para gerar melhorias incrementais contínuas e de maneira consistente.

Essas melhorias, na maior parte dos casos, vão buscar diminuir o atrito de uso.

Sabe o que é isso?

Atrito de uso ou atrito de compra

Também chamado de fricção, atrito é o quanto de energia e de decisões você consome do seu cliente para fazer com que ele chegue até algum lugar.

Em outras palavras, é a quantidade de etapas e a facilidade que seu cliente tem para realizar determinada ação.

E acredite: isso altera bastante a decisão dele.

Deixa a gente lhe dar um exemplo das etapas do processo de compra de um produto pela internet. Provavelmente essas são as etapas que você vai percorrer:

Consegue entender que alguns clientes desistem a cada etapa? Isso é o que chamamos de atrito de compra.

Quando falamos de atrito de uso, um exemplo claro é a utilização do Facebook ou a leitura de um blog.

Já se perguntou por que o Facebook deixa muitas pessoas “viciadas”?

Ele não tem atrito nenhum, sua única opção é ficar rolando o feed para baixo. A fricção de uso do Facebook traz lições valiosas a respeito desse assunto.

Em um blog, no entanto, você acessa algum artigo e começa a ler sobre um tema. De repente surge algo interessante na página. O que você faz? Geralmente, acessa o link em uma nova aba.

Em pouco tempo seu navegador está com tantas janelas abertas que você acaba, na maioria das vezes, desistindo de ler, pois já não sabe por onde começar. Já aconteceu isso com você?

Reduzindo atrito com Growth Hacking

Uma solução comum para entender o que pode ser eliminado, ou quais etapas são fundamentais no uso do seu produto, é realizar experimentos.

Ao aplicar a cultura do Growth Hacking, você tem a possibilidade de melhorar a experiência do seu cliente, fazendo com que ele se torne um Customer Success — talvez a métrica mais importante que você pode ter em seu empreendimento.

A verdade é que dar mais opções para o seu cliente nem sempre é a melhor opção.

Muitas vezes o que ele busca é simplesmente a facilidade de uso.

Por exemplo, o renomado Mark Zuckerberg, do Facebook, é tão fã da redução de decisões, que aplica até na sua vida pessoal, se vestindo sempre igual para não precisar decidir. Essa ideologia vem do Minimalismo ou, como muitos chamam, Essencialismo.

E você, já pensou em testar algumas reduções de etapas na jornada do seu cliente, seja de compra ou de uso do seu produto?

Aplique os conceitos de Growth Hacking. Veja os 4 passos abaixo e comece a gerar bons resultados agora mesmo:

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