O financiamento coletivo vem ganhando espaço na internet, como forma de divulgar trabalhos ou ainda unir pessoas por um propósito. Dessa forma, vai ajudar uma campanha ou ainda conseguir criar novas oportunidades a partir do crowdfunding.

A união faz a força nunca foi tão forte. Nas redes, milhares de financiamentos coletivos são divulgados e muitos com objetivos incríveis conseguem promover ótimos resultados.

Mas qual o objetivo do crowdfunding?

Crowdfunding, na tradução para a língua portuguesa, significa financiamento pela multidão. Ou seja, quando várias pessoas se identificam com um projeto ou um sonho e resolvem apoiar de forma financeira para que se concretize.

Com base nas teorias da economia colaborativa, tem como ideia algo magnífico: que todos juntos podem conquistar e alcançar uma realidade melhor, apoiando grandes projetos.

Assim, será o poder do coletivo ajudando a transformar sonhos em realidade!

Dessa forma, com pequenos valores, já foi possível restaurar espaços, salvar pessoas, ou ainda apoiar um projeto científico. Isso só mostra que, quando as pessoas se unem, é possível fazer a diferença não só para suas vidas. É possível também nas de outras pessoas.

Como no filme “A Corrente do Bem”, o personagem principal dá a ideia de ajudar apenas três pessoas, mas que esse número se mantenha para cada pessoa que recebeu ajuda.

Resultado? Sem spoilers, mas o que era um projeto de escolas vira reportagem nacional, mostrando que é possível, com pequenas ações ou valores, fazer a diferença quando as pessoas se apoiam.

Por isso, vamos mostrar 4 financiamentos coletivos que ajudaram muitas pessoas, com resultados ótimos para a comunidade.

1)    Médicos sem Fronteiras

Em pleno momento de pandemia, as pessoas sabem como é importante, acima de tudo, olhar para a saúde sempre – e com valores iniciais de R$ 20,00, a campanha Calendário Médicos Sem Fronteiras, realizado em 2014, e nela conseguiu arrecadar 420% de sua meta inicial em apenas 10 dias! 

No caso, o objetivo para agregar era de 10 mil reais, e conseguiram exatamente R$ 41.865,00!

O Médicos sem Fronteiras chega a atender vítimas de catástrofes naturais, desnutrição, conflitos armados e epidemias.

Foram mais de mil compartilhamentos em redes sociais (Facebook e Twitter) e diversos comentários de solidariedade na campanha. Afinal, saúde é algo que todos nós precisamos!

2) Campanha Renasce Museu

A campanha de financiamento coletivo do Renasce museu, lançada em janeiro pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico, em apoio da UFMG, foi um supercase de sucesso do crowdfundings brasileiros: em menos de dois meses, foram arrecadados R$ 405,5 mil!

A meta era de R$ 391 mil, sendo então um aumento de 103% deste valor inicial!

Tudo isso com um objetivo único de salvar a cultura e a história nossa brasileira, preservando uma das coisas que temos de mais belo no nosso país.

3) Campanha Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu

A campanha do maior podcast do Brasil, o Nerdcast, teve a maior arrecadação do país depois de ultrapassar outro projeto gigante: a campanha para o desenvolvimento do game Ordem Paranormal: Enigma do Medo

Com apenas 12 dias no ar alcançou o status de projeto criativo com maior arrecadação na história do crowdfunding latino-americano, com R$ 5,4 milhões apoiados e encerrou com R$ 8,5 milhões. A autoria da campanha é do Jovem Nerd em colaboração com a Jambô Editora. A campanha batizada de Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu também bateu o recorde de arrecadação em menos de 24 horas, com cerca de R$ 3,3 milhões captados só no primeiro dia. Os recursos foram destinados à produção de um jogo de RPG e entregou recompensas incríveis para seus apoiadores.

4)    MOV-19

O Mov-19, idealizado pelo Gustavo Carriconde (Founder do Resumocast), é um movimento que vai acelerar 10 startups que tenham como propósito trazer soluções para a pandemia, desde a área educacional, a ciências e na área da saúde!

E todas as pessoas que apoiarem o projeto terão recompensas, desde livro digital a horas de consultorias, palestras e participação do evento de aceleração!

Com a pandemia, muitas pessoas em sua maioria sofreram com a proliferação do vírus, e já completando um ano do isolamento social, é mais do que necessário começar a agir contra essa crise.

Por isso, a proposta do MOV-19, é exatamente esta – também acelerar o fim dessa época de tantas incertezas!

A campanha ainda está rolando, e vai até 18/4, e a partir de R$50, já é possível ajudar com este propósito!

Não é demais? 

Com força de vontade e união, é possível mudar muitos destinos, e essa é a proposta do MOV-19!

Para vermos resultados diferentes da pandemia, que no momento passa por piores momentos no Brasil, é necessário unirmos forças para criar novas estratégias, ideias, e assim trazer resultados diferentes.

Mas o mais importante, com certeza, é poder incentivar futuros empreendedores a fazer a diferença no momento que mais precisamos de mudanças em nossa sociedade.

E assim como é dito no filme “A Corrente do Bem”: às vezes, a ideia mais simples é a que faz a maior diferença.

Venha com a gente neste movimento! Para participar é só entrar na página do MOV-19!

Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly