Uma equipe de alunos e professores do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi vice-campeã do Reuni Challenge SC, evento on-line concluído no último domingo, 12, que incentiva a cultura empreendedora nas instituições de ensino superior (IES) de Santa Catarina.

A iniciativa é a maior competição de empreendedorismo universitário do Estado e mobilizou mais de 400 estudantes e professores de 32 IES, organizados em 48 equipes, durante o fim de semana. A Udesc Lages teve duas equipes entre as 12 finalistas: a Base-CAV e a Cavtech.

O projeto que conquistou o segundo lugar foi o Biogástech, desenvolvido pela equipe Cavtech. O grupo criou um biodigestor, equipamento que acelera o processo de decomposição, para transformar lixo orgânico residencial e comercial em energia limpa, gás de cozinha ou adubo orgânico.

“O lixo orgânico que seria misturado a diferentes lixos e destinado aos aterros ou lixões, agora se transforma em dinheiro, facilitando a separação do lixo reciclável, diminuindo os custos de prefeituras com aterros e os gases do efeito estufa, além de auxiliar na produção de energia elétrica nesta crise hídrica que estamos enfrentando”, explica a professora Maria de Lourdes Magalhães.

A equipe orientada pela professora Maria de Lourdes e, também, pelo professor Marcos Benedito Schimalski, é formado pelos acadêmicos de Medicina Veterinária Maiara Esser, Matheus Gasparotto e Nathália Amaral; pela acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária Raquel Muniz Lehmann; e pelo acadêmico de Engenharia Florestal Roni Pavarin.

Grupo planeja implantar biodigestor

Após a conquista do segundo lugar, a intenção do grupo é não deixar a ideia inovadora no papel e implantar o Biogástech na universidade ou em um restaurante interessado, por meio de um projeto de pesquisa e extensão. A equipe também planeja participar de mais eventos empreendedores e, inclusive, incubar uma startup.

“Foi um fim de semana de muito conhecimento e de muita entrega. Foi gratificante a interação entre o grupo e os professores, que foram essenciais no processo. Obrigada ao CAC e ao Reuni pela oportunidade de participação, onde descobrimos a afinidade de empreender e a sede por inovação”, divulgou a equipe.

Base-CAV também é finalista

A outra equipe da Udesc Lages finalista na competição, a Base-CAV, é formada pelos acadêmicos de Engenharia Florestal Djeison Felipe Voss, Luís Chaves Duarte, Nataly Souza Nunes e Thalia Schilisting; pela acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária Liandra Sartor da Silva; pela acadêmica de Medicina Veterinária Valentina Staehelin Forschner; e pelos professores Rodrigo Figueiredo Terezo e Veraldo Liesenberg.

O grupo desenvolveu a GeoArbo, uma plataforma que combina informações de diferentes bancos de dados públicos para o planejamento da arborização urbana estratégica. A ferramenta permite calcular o crédito de carbono e visa melhorar a qualidade de vida urbana e o conforto ambiental. A plataforma é oferecida de forma gratuita, financiada através de fundos de créditos de carbono, e acopla funcionalidades de gestão territorial e tributação municipal.

Reuni Challenge SC

Além de estimular a cultura empreendedora nas IES, o Reuni Challenge SC busca conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade e com mentores de experiência no mercado, para o desenvolvimento de projetos inovadores. O evento teve mais de 200 mentorias e seis palestras. Os projetos foram avaliados por bancas formadas por 20 profissionais da área nas fases classificatória e final.

O Reuni Challenge SC é uma realização do Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), Rede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC, com apoio do Sistema Acafe.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Fonte da notícia : https://www.noticianoato.com.br/geral/64442-equipe-da-udesc-lages-e-vice-campea-de-competicao-estadual-de-inovacao-universitaria

Data da publicação : 2021-09-14 19:51:14

#Equipe #Udesc #Lages #vicecampeã #competição #estadual #inovação #universitária #Notícia #Ato