Aluguel, água, luz e internet são algumas das despesas que pesam no bolso e podem deixar as contas no vermelho.

Entre os principais motivos dos paranaenses para não controlar as finanças está a falta de tempo e organização para acompanhar o próprio orçamento.

Para te ajudar, o fundador da startup Uplanner e participante do Rocket Again, Rafael Sartori, explica o que é planejamento financeiro mensal e como ele deve funcionar na prática.

“Tem muita gente que fala já tem a sua planilha, o seu aplicativo para controle de despesas e receitas e também os investimentos em uma conta na corretora do banco. Mas o planejamento financeiro mensal não é só isso, são todos esses pilares juntos”, explica o fundador da Uplanner, Rafael Sartori

Agora que você já sabe como funciona o planejamento financeiro mensal, veja algumas dicas para se organizar e começar a investir o seu dinheiro.

💳 3 dicas para organizar o planejamento financeiro mensal

Confira algumas sugestões do fundador da Uplanner, Rafael Sartori, para ter uma vida financeira mais saudável:

1) Controle sua renda mensal

Ter as contas no azul não significa abrir mão de pequenos prazeres ao longo do mês, o importante é saber quanto se ganha e quanto se gasta.

“Se você não consegue controlar R$1.000,00, você não vai conseguir controlar R$10.000,00. O planejamento e a organização financeira é para todo mundo, não interessa o quanto você ganha. É importante que você ganhe alguma coisa e gere uma renda. Mas ter um controle financeiro dos gastos diários, é preciso saber quanto e onde você gasta”

Seguindo essa dica, você sabe exatamente quanto de renda sobrou para o que você ainda precisa gastar, sem passar sufoco no fim do mês.

O planejamento financeiro é 80% comportamental, ou seja, mais do contar com o auxílio da tecnologia, é preciso disciplina para começar a poupar.

“A grande maioria das pessoas, cerca de 99,9% delas, ganham dinheiro, gastam e investem aquilo que sobra. É só você inverter a lógica, ou seja, ganhe, invista e gaste aquilo que sobra, é uma das dicas mais importantes. Você vai conseguir fazer com certeza e é disso que vai sair o seu primeiro investimento, a sua primeira poupança”

Para tirar os sonhos do papel, é preciso saber onde se quer chegar. Além de um objetivo claro, você deve estabelecer metas mensais para viabilizar o seu próximo projeto de vida.

“Tá pensando em casar, comprar casa, comprar um carro ou viajar? Se você é uma dessas pessoas, é importante entender onde você quer chegar e como você vai chegar. Tem muita gente que sabe o que quer, mas não sabe por onde começar”

São as economias do planejamento financeiro mensal que vão te ajudar a conquistar bons resultados e chegar ainda mais longe.

📺 Você também vai gostar de assistir…

👉 Acompanhe o gshow e fique por dentro de tudo o que acontece no Rocket 2021

Fonte da notícia : https://gshow.globo.com/RPC/realities/rocket-startup/again/noticia/como-realizar-o-planejamento-financeiro-mensal-3-passos-que-realmente-funcionam.ghtml

Data da publicação : 2021-09-11 17:13:21

#Como #realizar #planejamento #financeiro #mensal #passos #realmente #funcionam