A Estratégia do Oceano Azul não é um livro com truques de mágica que farão você ficar rico da noite para o dia.

Longe disso!

Este best-seller faz emergir a importância de criar novos mercados inexplorados para maximizar lucros e conceber uma vantagem competitiva, algo muito diferente de disputar entre empresas existentes pela superação da concorrência.

Para resultar nestas descobertas, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, ambos acadêmicos da INSEAD (uma das maiores escolas de business do mundo), reuniram um rico material para empreendedores repensarem seus modelos de negócios.

Assim, foram analisadas mais de 150 empresas em 30 segmentos variados e bem-sucedidos, além dos seus concorrentes em declínio.

É ou não é impressionante o poder da pesquisa para a construção de um projeto?

Tudo isso para diferenciar as corporações que modernizam das que apenas competem e também para saber quais delas têm potencial para crescer mais e porquê.

Segundo Kim e Mauborgne, o oceano azul simboliza os setores ainda desconhecidos e, portanto, livres para explorarem um mar de possibilidades e perspectivas de crescimento.

A Estratégia do Oceano Azul
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Já o oceano vermelho é o oposto: representa um contexto extremamente competitivo, em que vários empreendimentos lutam na mesma área com abordagens tradicionais.

E aí, pronto para conhecer mais a fundo o conceito “A Estratégia do Oceano Azul”?

A Estratégia do Oceano Azul e seus métodos

A Estratégia do Oceano Azul entrega um passo a passo para você entender de uma vez o seu mercado, desbravar novos espaços e se distanciar dos concorrentes.

Vamos entender seus principais métodos

1- Inovação de Valor

Com base nas ideias de A Estratégia do Oceano Azul, todas as decisões e ações são direcionadas pelo entendimento do que gera valor ao cliente.

Ou seja, não adianta fazer inúmeros lançamentos se os consumidores não conseguem enxergar os benefícios de obtê-los.

Ora, é sempre bom ter em mente que solucionar as dores do público e satisfazer seus desejos são grandes feitos, tanto para empresários quanto para compradores.

E mais: essa proposta de valor é única porque vende experiências e não produtos ou serviços propriamente ditos.

O Cirque du Soleil vende originalidade, a Uber, utilidade, a Apple, status e são algumas referências de empresas que seguem A Estratégia do Oceano Azul e que têm seus clientes fidelizados.

2- Baixo Custo e Diferenciação

A Estratégia do Oceano Azul busca simultaneamente produzir com custo mais baixo e com qualidade diferenciada.

Sua visão integrada é de somar vantagens e não ter de investir em somente uma delas, como fazem as organizações que estão no oceano vermelho.

Um exemplo que consiste em buscar oferecer os melhores entretenimentos a preços acessíveis é a Netflix.

Quando começou, navegava no oceano azul sem concorrências.

Atualmente, alguns adversários entraram nesse jogo aproveitando a sua efetividade, mas a Netflix continua na dianteira.

3- Diminuição de riscos

Pode parecer difícil de pôr em prática, mas volta lá no começo do artigo, onde afirmo que A Estratégia do Oceano Azul se baseia numa detalhada pesquisa feita por profissionais de ponta.

Sem dúvidas, este exemplar é fundamental para a longevidade e faturamento da sua empresa se seguir à risca todos os planos operacionais, financeiros, de marketing e relacionamentos.

Mas não pense que os especialistas de A Estratégia do Oceano Azul incentivam qualquer desenvolvimento sem nenhuma preparação adequada.

Que isso fique claro!

A metodologia inclui a aplicação do Teste de Ideias do Oceano Azul (TOA) para fugir dos riscos, inovar e aumentar suas chances de sucesso.

O livro A Estratégia do Oceano Azul ensina você, empreendedor, a enxergar os caminhos certos e descobrir o seu oceano azul.

Vale a pena ler o exemplar na íntegra, e você também pode escutar o resumo em áudio que a equipe do ResumoCast fez sobre esse livro no player abaixo:

E você, leitor… Já leu esse best-seller?

Tem algum outro livro sobre inovação para nos indicar?

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