Você conhece a Clara?

Ela será nossa personagem fictícia criada para essa narrativa.

Bora acompanhar a jornada dela?

Clara tem 28 anos, mora em cidade grande, trabalha com vendas de produtos de beleza, faz pós-graduação, curte esportes, tem uma petshop e pretende ser mãe.

Ela passa a maior parte do seu dia visitando clientes e usa como meio de locomoção transporte próprio e alternativo. Tem vida saudável.

Gosta de viajar, possui um pacote ilimitado de uso de dados no seu celular e não se desconecta um só instante.

Clara acredita que deve está antenada com vários tipos de assuntos, pois isso a auxilia na argumentação e fechamento de vendas.

Quando a Clara está dirigindo, costuma ouvir o podcast de sua preferência.

Geralmente, os deslocamentos duram entre 40 e 60 minutos, então consegue aproveitar ao máximo, mesmo nas paradas de sinal vermelho ou engarrafamento.

Clara chega até a recepção para aguardar o horário agendado com sua cliente. A recepcionista a informa que ela será atendida em até meia hora.

Então, ela rapidamente percebe que está com tempo sobrando e assiste a uma palestra de especialista em veterinária e saúde animal. A palestra dura até 18 minutos no canal do YouTube sobre como lidar com o seu pet em momento de quarentena.

No final da tarde, quando Clara volta para a sua casa, conecta no Spotify, clica na playlist e acessa o app de exercícios físicos (serviço por assinatura) — com acompanhamento de um personal trainer online na tela do seu celular.

São 40 minutos intensos.

Na hora do jantar, acessa o Instagram e assiste a uma live sobre experiência do cliente. O tema está sendo debatido por dois empresários e especialistas no assunto.

Essa live dura menos de uma hora.

Ao chegar o fim de semana, Clara vai ao supermercado, compra bebidas de sua preferência, pipoca e assiste ao filme De Porta em Porta — baseado na história real de Bill Porter. Uma história para inspirar qualquer vendedor.

Você conseguiu acompanhar um pouco da rotina da Clara?  

Ela representa muitas pessoas que estão utilizando um leque de opções de aprender e interagir com assuntos diversos.

Os formatos de aprendizado (que antes eram padronizados) cedem espaços para produtos e serviços personalizados que agradam a qualquer consumidor.

Vão desde podcasts, textos, ebooks, vídeos, filmes, livros, palestras, lives, posts, redes sociais, webinars a revistas eletrônicas.

É todo um universo de possibilidades e acervo infinito para que aprendamos em várias frentes, de várias formas.

Desde a visita ao museu até uma roda de conversa de boteco. Cada pessoa traz sua bagagem de sabedoria, experiências e gostam de compartilhar suas lições de erros e acertos.

É o mundo de cada um, sob o olhar da diversidade de cultura, conhecimento, momento, lugares e forma de se perceber o mundo.

Uma das palavras de ordem desse novo cenário do cliente é a empatia.

Trata-se da percepção, universo e sentimento de quem faz o uso do produto ou serviço. E as empresas devem ficar atentas a esse estado emocional do cliente, permitindo-se enxergar situações diferentes pelas pessoas.

Navegando no mundo da empatia, as chances de resolver problemas simples como a troca de um sapato que não atende às expectativas do cliente ou mesmo encaminhar uma ligação para o departamento que pode reencaminhar um boleto via e-mail.

As transformações acontecem por meio da tecnologia e revolucionam a cada dia a forma de se acessar e aprender conteúdos diversos em qualquer lugar — a qualquer hora, do seu jeito.

Para te ajudar ainda mais nessa busca única por conteúdos que gerem afinidade, selecionei 7 dicas para você aprender da sua maneira e em qualquer lugar.

Vamos lá?

#1 Networking

É uma forma de se relacionar e gerar conexão humana de forma genuína.

Seja na igreja, no banco, na padaria ou academia — o local não importa.

Busque o diálogo, puxe uma conversa, dê uma opinião e, se possível, pegue o contato da pessoa para futuras conversas e trocas de aprendizados.

#2 Viagens

Sinta, respire, viva as aventuras de lugares, comidas, pessoas, culturas e permita-se a tudo que o ambiente possa te oferecer.

#3 Redes Sociais

Siga pessoas e organizações que possam lhe agregar algum valor, e que gerem relevância ou afinidade com o seu propósito de vida.

#4 Aprender e Praticar

Há um pensamento antigo que diz:

“Saber e não fazer, ainda não é saber”

Lao Tsé

Se você assistiu a um tutorial sobre fotografia, aproveite e procure colocar na prática.

Para isso, busque contato de um fotógrafo profissional.

Se você assistiu a um vídeo sobre uma receita saborosa, tente passar ao supermercado, comprar os ingredientes e testar. Você também pode olhar na sua dispensa/geladeira o que pode ser feito de improviso para que o efeito desejado dessa receita seja alcançado.

#5 Mentor/Tutor

É interessante que, depois de aprender algo, você compartilhe os gatilhos ou insights com uma pessoa que possa lhe direcionar com o conhecimento aprendido.

Sabe aquela pessoa que vai lhe dar um feedback e até ajudar você a perceber os erros que talvez sozinha(o) você não conseguiria enxergar? Vá atrás dessa pessoa.

#6 Curadoria

Curadoria é um termo que nos remete ao cuidado em filtrar e/ou tratar determinado conteúdo.

É buscar a fonte original ou citá-la.

É ainda prospectar algum tema, assunto, autor e o que torna relevante a pessoa aprender de forma segura, sem ruídos ou falsidade de teor — fake news.

#7 Crie um hábito

O poder do hábito pode transformar a sua rotina no dia a dia.

Enraíze conteúdos e atividades em sua mente que farão a diferença na sua jornada.

Para isso, recomendo a você escutar o episódio do ResumoCast sobre o livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg.

Conclusão

A busca pelo conhecimento deve ser algo prazeroso para expandir horizontes e tornar as pessoas autoras de suas jornadas.

Pessoas conscientes, empoderadas e questionadoras tornam o aprendizado contínuo uma ponte que leva à descobertas e conquistas de grandes objetivos.

Nesse âmbito, produtos e serviços devem se adequar cada vez mais à jornada do cliente, aquela que o faz aprender em qualquer lugar, qualquer assunto, e do jeito que realmente faz sentido.

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