Comece pelo problema sempre. Pelo problema do seu cliente, pelo problema não resolvido pelo seu concorrente.

Comece explorando fraquezas.

Comece se posicionando em um nicho certeiro.

Mas o livro dessa semana (A arte da Guerra) me trouxe esse insight e nada melhor do que ampliar a discussão do tema.

Se quiser ouvir o episódio dessa semana, clique aqui.

E bora para o artigo.

PONTOS FORTES OU PONTOS FRACOS

Empreendedores são apaixonados por ver soluções geniais e querer copiá-las.

Boas ideias devem servir de inspiração e de inventário para sua criatividade, mas a “cópia” ou adaptação de uma ideia genial normalmente é o pior caminho para iniciar algo genial.

Quando você tenta copiar uma solução que alguém já aplica, você está começando a concorrer com o original.

Você está entrando em um oceano vermelho, onde a disputa será intensa pelo mercado (não sabe o que é um oceano vermelho? leia esse livro).

E pior do que um oceano vermelho, é um oceano vermelho que ja tem um tubarão nadando nele.

E você está disputando uma guerra com esse tubarão justamente copiando a sua principal habilidade.

Não precisamos de muito para entender o que Sun Tzu falava. Grandes vencedores evitam as guerras sempre que possível, e tentam vencer sem que elas seja necessárias.

Parece que a guerra do exemplo acima não é uma guerra bacana de lutar, concorda?

QUAL GUERRA LUTAR?

A resposta perfeita é: Se possível nenhuma.

O empreendedor deve buscar o seu nicho e a sua solução, de forma que se destaque no mercado e esteja no oceano azul.

Lá não terá guerra, ele nadará sozinho.

E se “guerras” acontecerem, provavelmente será de pessoas tentando entrar depois no seu nicho e copiando a sua solução, mas aí a vantagem é sua.

Negócios de sucesso raramente começam copiando grandes negócios.

Eles começam solucionando um problema que aquele grande negócio não consegue resolver.

Desenvolvendo uma solução que ele não tem capacidade ou interesse de implementar.

Se destacando pela sua nova solução do problema.

Mas tudo começa pelo problema.

COMECE PELO PROBLEMA

Essa máxima não deixará de valer.

Um negócio só pode existir para resolver um problema.

Um negócio deve começar por um problema.

Se você começou pensando em uma solução que você tem e buscando as pessoas que querem essa solução, começou por um caminho mais difícil.

Negócios de sucesso começam analisando problemas.

Perguntando as pessoas quais os seus problemas.

Perguntando quais as suas dores.

Se perguntando porque ninguém resolveu esse problema.

Levantando hipóteses.

Testando soluções únicas.

Validando soluções.

Melhorando as soluções.

Ofertando as soluções.

Escalando o negócio.

Crescendo e tendo sucesso.

Mas elas começam pelo problema.

Elas perguntam que problemas as pessoas têm e ninguém resolveu ainda?

Começam pelo problema, e geralmente por um problema que vivenciam, que sofrem e que querem resolver.

Geralmente por um problema que possui sinergia com o que ama fazer, com o que suas habilidades podem resolver.

Mas sempre, sempre… comece pelo problema.

 

“So in war, the way is to avoid what is strong, and strike at what is weak.”

“Assim, na guerra, o caminho é evitar o que é forte e atacar o que é fraco”.

 

Artigo produzido por André Macan.

Membro do time ResumoCast.

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