Em Janeiro de 2016, juntamente com meu amigo João Cristofolini, fui “amaldiçoado” com o compromisso de ler 52 livros e criar um episódio de podcast sobre cada um.

Um ano depois, esse compromisso está prestes a ser cumprido. Foram mais de 1500 minutos de áudio, 25 horas ou um dia inteiro de conteúdo, que atraiu uma comunidade de empreendedores identificados com o que estes dois caras falam.
 
Tenho recebido muitas perguntas sobre a estratégia que utilizo para ler tantos livros. Espero que esse texto possa responder.
 
Considero a estratégia um ponto essencial para qualquer plano de sucesso. Mas aprendi, com o ResumoCast, que é preciso um combustível para executar a estratégia consistentemente. O combustível nada mais é do que fazer aquilo que você é apaixonado, que no meu caso é ler livros de negócios. Parece clichê, então irei revelar onde está a magia. Quando iniciamos o projeto do ResumoCast, muitas pessoas foram impactadas e nos forneceram um feedback positivo. Isso fez com que o meu combustível aumentasse!
 
O ciclo começa com a estratégia abastecida com um pouco de combustível. Quando os resultados aparecem, o combustível aumenta e reabastece a estratégia, que deve ser ajustada para gerar ainda melhores resultados.
Motivação, força de vontade, disciplina, hábitos angulares e foco, são alguns dos ingredientes do combustível. É uma mistura líquida e altamente explosiva, que liberar grande quantidade de energia. Você pode colocar o seu combustível em uma Ferrari ou em um Fusca 63, a escolha é sua, a estratégia e sua. Mas a viagem dos seus sonhos só vai acontecer se conseguir encher o tanque de um veículo possante. Abasteça a sua estratégia!
 
 
Fiz uma lista de hábitos e dicas que aperfeiçoei nesse primeiro ano de ResumoCast. E que de certa forma, colaboram para a minha estratégia.
 
  1. Sem planejamento nada acontece. Tanto os blocos de tempo que reservo para a leitura de livros como o tempo que dediquei para escrever este artigo foram devidamente planejados no iCal. Que é o calendário sincronizado com o meu iPhone, iPad e MacBook.
  2. Tempo planejado tem que ser tempo produtivo. Quando reservo blocos futuros na minha vida para realizar uma tarefa, utilizo o método Pomodoro para manter o foco no momento da execução (Estude sobre a técnica Pomodoro e tente implementar. Esse é um atalho que irá lhe deixar mais produtivo) Recomendo também a leitura do livro “A única coisa”
  3. Defina uma data e horário para fazer uma apresentação sobre um livro que irá ler. Convoque a sua esposa, filhos, funcionários ou faça o TED talk para o seu cachorro. Se não encontrar ninguém, grave e assista você mesmo. Essa é uma fantástica forma de ter um feedback. Minha meta semanal não é ler um livro, e sim impactar a vida das pessoas criando o meu podcast.
  4. Prepare-se para a sua apresentação. Se você seguir o passo 3, irá assumir um compromisso de se apresentar como conhecedor do assunto. Vai notar que além de ler o livro, terá um desejo incontrolável de procurar resenhas, ir até o blog do autor ou assistir a um TED talk sobre o assunto. Os livros não tem tanta importância quanto as ideias que eles trazem. Torne-se um especialista nas ideias de cada livro! Use post-its. Cole na sua parede alguns verbos chamando para ação perante aos livros. Estudar, manipular, pensar, aplicar, validar, contestar, explicar, implementar, disseminar, odiar, modificar…
 
Muitas coisas podem ser ditas sobre estratégias e técnicas. Muitas delas precisam ser adaptadas para a realidade individual de cada pessoa. Mas se o combustível acabar, a estratégia não importa mais.
 
Certamente o ResumoCast não teria tanto sucesso se fosse um podcast sobre culinária, pois eu não teria o combustível necessário para prosseguir. Nossa paixão, que hoje se transformou em um propósito claro, transformador e massivo, é o que impulsiona a nossa estratégia.
 
“Empoderar a humanidade com o conhecimento dos livros”
 
E você? Qual é a maldição que vai querer para as 52 semanas do ano de 2017?
Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly
A newsletter do ResumoCast

A newsletter do ResumoCast

Quer receber dicas de livros para empreendedores e ficar por dentro das últimas novidades do ResumoCast?

Obrigado, agora você está cadastrado na nossa newsletter