Você gostaria de ser bilionário por um dia e no dia seguinte perder tudo? Ou se já é um bilionário, como se sentiria perdendo tudo que tem?  

O que mantém a riqueza é o modelo mental de quem controla o capital, e não a quantidade de dinheiro ou posses que detém em determinado momento. O que está hoje na sua conta ou na conta bancária de qualquer milionário, nada mais é do que um instantâneo, uma mera foto do presente atual. Amanhã essa foto pode ser completamente diferente, como aconteceu com Donald Trump e Eike Batista, dois milionários que perderam tudo que tinham.

Tempos de guerra beneficiam aqueles com habilidade de combate, no período medieval era preciso nascer nobre para ter qualquer chances de ser rico, durante a revolução industrial os donos de fábricas eram quem estavam no atalho mais rápido para a prosperidade.

Mas quais são as regras do jogo na economia moderna?

Vamos ver 4 caminhos diferentes que levam ao sucesso, riqueza e independência financeira.

1 – Herança

Se você teve a sorte de nascer rico, provavelmente já largou com alguma vantagem. No entanto, a maior ameaça e fraqueza para quem nasce em berço de ouro é se acomodar em sua zona de conforto ou não se instruir adequadamente para tomar as melhores decisões na vida, mantendo ou crescendo  seu patrimônio.  Mas não se engane, se quiser permanecer rico e não delegar mais o seu destino à sorte, vai ter que se desenvolver em alguma das próximas áreas

2 – Ciclo virtuoso da excelência

Um jogador de futebol que nasceu com talento, um artista ou atleta que treinou duro e atingiu o status de referência na sua área. Um habilidoso freelancer, designer, médico, advogado, professor ou escritor que pratica a sua arte de forma única, tendem a ser muito bem pagos por isso.

 jogador de futebol driblando em um gramado verde

Para enriquecer nesse caminho é preciso desenvolver habilidades que são extremamente raras, diferenciadas e muito bem pagas na nova economia. 

Duas grandes dicas de livros são Trabalho Focado e Ultra Aprendizado que irão lhe ensinar sobre auto desenvolvimento e geração de valor interno.

3 – Alocação de capital

Investidores experientes conseguem fazer o próprio dinheiro trabalhar para gerar mais dinheiro. Seja comprando ou vendendo ações e outros ativos, construindo um portfólio de imóveis ou comprando participações societárias em empresas e startups. A modalidade de venture capital, ou capital de risco, tem proporcionado o surgimento de empresas como Google, Uber e Ifood, que por sua vez trouxeram lucros exorbitantes a seus investidores.

Para ter sucesso e ficar rico alocando capital, é preciso desenvolver a habilidade de gestão de risco e reconhecer ótimas oportunidades quando ainda ninguém percebeu o valor delas. 

Você já deve ter escutado a frase “compre na baixa e venda na alta”.

Mas o que fazer se  você ainda não tem capital excedente para alocar? Um caminho possível é construir um negócio para acumular recursos.

4- Construir um modelo de negócios

Assim como os indivíduos virtuosos, as empresas resolvem problemas de outras pessoas ou organizações, e são recompensadas por isso.

empreendedora negra feminina de braços cruzados

Quem tem problemas paga por soluções. E a solução é percebida como sendo o valor entregue por qualquer negócio. Um modelo de negócio é a descrição de como a organização cria valor, entrega o valor aos seus consumidores e finalmente como ela captura esse valor, através de receita. 

Para ter sucesso e ficar rico nesse caminho é preciso aprender a criar sistemas replicáveis que resolvam problemas e gerem valor de forma consistente, que nada mais são do que modelos de negócios.  As  e dominar a arte de liderar pessoas para operar os sistemas.

Crimes

É preciso ser dito que não consideramos as atividades ilícitas como válidas para ficar rico e financeiramente independente. O desequilíbrio emocional e os riscos envolvidos em atividades criminosas ameaçam a liberdade, a construção de riqueza e a saúde emocional a longo prazo do indivíduos envolvidos.

Aqui no ResumoCast nós ajudamos empreendedores a inovar com ideias que podem se transformar em grandes modelos de negócios, por isso preparamos uma ferramenta baseada no método Ikigai. Baixe o PDF agora mesmo e para refletir sobre as 4 perguntas. Elas irão lhe ajudar a tomar as decisões mais alinhadas com a seus valores e facilitar a escolha dos caminhos para a riqueza e independência financeira.

resumocast.com.br/ferramentaikigai

Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly