Hábitos são rotinas ou práticas executadas regularmente. É uma resposta automática para uma situação específica.

Por exemplo…

Se você já dirige há bastante tempo, provavelmente entra no carro, ajeita o banco, coloca o cinto, ajusta os espelhos , coloca o pé na embreagem, liga a ignição.

Você faz todas essas ações sem pensar. Já reparou nisso?

Tudo acontece no modo piloto automático.

O mais assustador é saber — de acordo com algumas pesquisas — que os hábitos fazem parte de 40% do nosso dia.

Sim, isso mesmo!… 40% do nosso dia!

Ou seja, passamos quase metade do tempo no modo piloto automático, tomando decisões inconscientes.

Eles orientam como a gente se veste quando acordamos até a posição que deitamos na cama quando vamos dormir.

Hábitos determinam o que nós comemos e também como fazemos negócios.

Aliás, o sucesso de muitos empreendedores se deve ao fato de cultivar bons hábitos de forma consistente.

A regra é simples:

BONS HÁBITOS = BONS RESULTADOS

MAUS HÁBITOS = RESULTADOS RUINS

Embora, de forma isolada, pareçam ter pouca importância, com o tempo os hábitos causam um enorme impacto em nossa saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade.

E, diferente do muitos pensam, mudar hábitos não é apenas uma questão de força de vontade.

Sua força de vontade pode durar um, dois ou três dias… Porém, ela acaba.

Você já tentou mudar algum hábito na sua vida (como se alimentar melhor, fazer exercícios físicos regulares, ler um livro por semana, economizar uma determinada quantia de dinheiro por mês etc.) e, depois de pouco tempo, percebeu que já havia voltado para o antigo costume?

É por isso: você usou sua força de vontade, que não é uma boa opção para mudar hábitos.

A verdade é que todo mundo quer desenvolver um novo hábito ou eliminar um hábito ruim de uma vez por todas, não é verdade?

Querer todos querem…

Mas quem disse que mudar hábitos é uma tarefa fácil?

Ainda mais aqueles hábitos ruins que você já faz há muitos anos, como comer muita besteira, não se exercitar, passar no farol amarelo (quase vermelho), acordar sempre em cima da hora para o trabalho, e por aí vai.

Mudar hábitos antigos é um grande desafio, mas existem métodos científicos comprovados que podem nos ajudar com isso.

É claro que você pode aprender estes métodos através dos livros!

Pensando nisso, a equipe do ResumoCast selecionou os 3 melhores livros que vão lhe ajudar a desenvolver ou mudar qualquer hábito que você queira na sua vida.

Os 3 livros são:

1- O Poder do Hábito

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Quando o assunto é mudar hábitos, esse é o livro mais famoso e mais conhecido no mundo todo.

Escrito pelo jornalista Charles Duhigg e publicado em 2012, “O Poder do Hábito” trouxe o conceito da formação dos hábitos em 3 estágios — “Deixa > Rotina > Recompensa” — como mostra na imagem abaixo:

Recheado de exemplos e com uma escrita de fácil entendimento, ao longo do livro o autor explica como cada um destes 3 estágios funcionam e ensina como você pode dominar cada um deles, fazendo alguns ajustes simples.

Tudo com embasamento científico.

Dessa forma, você vai entender o que deve fazer em cada etapa para acabar de vez com um hábito ruim ou então cultivar um novo hábito saudável que você tanto deseja, mas ainda não conseguiu.

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

Contudo, mesmo sendo o livro mais conhecido sobre hábitos, “O Poder do Hábito” não é o melhor livro sobre o assunto.

Existem dois livros que são melhores e mais atualizados.

Continue lendo para descobrir quais são…

2- Hábitos Atômicos

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Escrito pelo especialista em desenvolvimento humano, James Clear, consideramos o livro “Hábitos Atômicos” uma versão mais atualizada, mais completa e mais prática do que o best-seller “O Poder do Hábito”.

Você já sabe que um hábito é uma rotina ou prática executada regularmente. É uma resposta automática para uma situação específica.

Atômico é uma quantidade extremamente pequena de uma coisa. É a unidade irredutível de um sistema maior.

Também é a fonte de uma imensa energia ou poder.

Sendo assim, Hábitos Atômicos é uma prática ou rotina regular que não é apenas pequena e fácil de fazer, mas também é a fonte de um incrível poder.

É um componente do sistema de crescimento composto.

Todas as grandes coisas são originadas de pequenos começos.

Mudança que parecem pequenas e sem importância a curto prazo podem gerar resultados notáveis e grandiosos se você estiver disposto a persistir nelas por anos.

“Com os mesmos hábitos, você terá os mesmos resultados.
Com hábitos melhores, tudo é possível”

(James Clear)

Aqui, o ciclo de um hábito é composto por 4 estágios — “Estímulo > Desejo > Resposta > Recompensa“, como está na imagem a seguir:

Ao ler o livro você estará armado com todo o conhecimento que precisa para melhorar 1% por dia em relação ao seus hábitos e, assim, mudar sua vida para melhor.

<<< Ouça o resumo desse livro aqui >>>

3- Micro-Hábitos

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Escrito pelo PhD e fundador do Behavior Design Lab, B.J. Fogg, o livro “Micro-Hábitos” também foca nas pequenas mudanças que podem mudar tudo.

No livro, o autor traz um modelo de comportamento — veja a imagem abaixo — que ele mesmo desenvolveu ao longo de mais de 20 anos de pesquisa.

Utilizado por mais de 50 mil pessoas, seu método revela que a chave para a mudança de hábito é focar no que é fácil de mudar.

No livro ele explica tudo e traz várias imagens para facilitar o entendimento.

Aliás, esse modelo comportamental de B.J. Fogg já foi adaptado e utilizado por Rooger Dooley no livro “Friction“, para ajudar empreendedores a aumentar as vendas através da redução de atrito entre o consumidor e seu produto ou serviço.

Conclusão

Pare e pense por um momento…

Se você passa quase metade da sua vida cultivando hábitos destrutivos ou que nada contribuem para a conquista dos seus objetivos, como você pode esperar resultados satisfatórios daqui pra frente?

Einstein já dizia…

“A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”

(Albert Einstein)

Lembre-se que o sucesso é resultado de hábitos diários, e não de transformações únicas na vida.

A melhor maneira de você progredir é dar pequenos passos com consistência.

Estes 3 livros que selecionamos neste artigo vão lhe ajudar com isso, basta você ter o compromisso de não apenas absorver conhecimento, mas colocar em prática o que aprender com eles.

É assim que as mudanças que você deseja realmente vão acontecer na sua vida.

Já leu ou escutou o resumo de algum destes livros?

Diz aqui nos comentários o que você aprendeu!

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