Esqueça os boatos e cenas que assistíamos somente nos filmes futuristas. A Era Digital já é uma realidade.
Seja na maneira como nos comunicamos, compramos comida, nos locomovemos, assistimos filmes, lemos livros etc., a tecnologia transformou nossas vidas.
E não é só isso.
Além dos aspectos da vida pessoal, a Era Digital está influenciando drasticamente as organizações e o modo de fazer negócios.
Processos de inovação disruptiva são cada vez mais frequentes.
De modo decisivo, eles afetam os recursos de gestão e operacionalização e, muitas vezes, podem impactar no core business da sua empresa.
Atualmente, diversos gurus de plantão estão falando sobre a transformação digital e seu impacto na sociedade como um todo.
No entanto, existe um problema com a maioria deles. Sabe qual?
A exaltação do mainstream
O problema é olhar e estudar apenas o mainstream.
Em vez de abordarem ideias mais amplas, muitos especialistas estão apenas adotando o modelo americano de entender o digital.
A maioria dos livros famosos sobre transformação digital é escrita por autores que fazem parte do modelo de pensamento da escola americana.
Isso é um grande erro.
Além dos americanos, existem outros pensadores que estão abordando a transformação digital sob prismas bem interessantes e diferenciados.
A Era Digital sob o mindset canadense
A escola canadense é um grande exemplo disso.
Formada por nomes como Harold Innis e Eric Havelock (1ª geração), Marshall McLuhan (2ª geração) e Pierre Levy (3ª geração), a escola canadense nos ajuda a desenvolver um novo mindset para a abordagem do impacto da transformação digital nos negócios.
Influenciado pelo trabalho deles, o autor, professor e dono da Escola Bimodal, Carlos Nepomuceno (Nepô), é um cara que tem um entendimento singular sobre a Era Digital.
Ele concorda que a mídia tem uma importância na sociedade muito acima do que a gente imagina.
Nepô já esteve presente como convidado em alguns episódios do ResumoCast.
Juntos, os três livros que ele debateu com a gente formam um curso completo para você desenvolver uma nova visão sobre a Era Digital.
Quer expandir seu mindset sobre o impacto da transformação digital nos negócios?
Então escute os episódios dos livros abaixo:
1. “A Estrutura das Revoluções Científicas“
A interpretação do Nepô acerca das ideias de Thomas Kuhn nos ajuda a entender que estamos vivendo um período de anomalia, no qual nossos paradigmas sobre o ser humano, sociedade, administração e negócios precisam ser atualizados.
2. “Cibercultura“
Pierre Lévy — que faz parte da 3ª geração da escola canadense — nos aponta as mudanças necessárias que precisamos fazer, o conceito da tecnoespécie e a explicação das mídias como placa-mãe da sociedade.
3. “Administração 3.0“
O livro de autoria do próprio Nepô, que faz parte da 4ª geração da escola canadense, defende que somos uma espécie, além de midiática, demograficamente progressiva e que estamos diante da chegada da uberização — novo modelo administrativo mais sofisticado.
Este novo modelo administrativo, que ele entende como uma forma mais científica de Curadoria, visa criar um equilíbrio entre oferta e demanda.
Se você ouvir os episódios na sequência sugerida, vai entender uma lógica completamente diferente sobre o Era Digital e expandir seu mindset sobre o assunto.
A escolha de se engajar ou não nessa nova visão é sua.
Para ter a sua melhor experiência com os nossos conteúdos, recomendamos que você escute os episódios mencionados acima no aplicativo oficial e gratuito do ResumoCast.
Tem algum pensamento sobre a era digital e quer compartilhar com os leitores do nosso blog? Conte aqui nos comentários.
Novidade: ESCUTE este artigo
|