Esqueça os boatos e cenas que assistíamos somente nos filmes futuristas. A Era Digital já é uma realidade.

Seja na maneira como nos comunicamos, compramos comida, nos locomovemos, assistimos filmes, lemos livros etc., a tecnologia transformou nossas vidas.

E não é só isso.

Além dos aspectos da vida pessoal, a Era Digital está influenciando drasticamente as organizações e o modo de fazer negócios.

Processos de inovação disruptiva são cada vez mais frequentes.

De modo decisivo, eles afetam os recursos de gestão e operacionalização e, muitas vezes, podem impactar no core business da sua empresa.

Atualmente, diversos gurus de plantão estão falando sobre a transformação digital e seu impacto na sociedade como um todo.

No entanto, existe um problema com a maioria deles. Sabe qual?

A exaltação do mainstream

O problema é olhar e estudar apenas o mainstream.

Em vez de abordarem ideias mais amplas, muitos especialistas estão apenas adotando o modelo americano de entender o digital.

A maioria dos livros famosos sobre transformação digital é escrita por autores que fazem parte do modelo de pensamento da escola americana.

Isso é um grande erro.

O modelo americano de entender o digital é defasado

Além dos americanos, existem outros pensadores que estão abordando a transformação digital sob prismas bem interessantes e diferenciados.

A Era Digital sob o mindset canadense

A escola canadense é um grande exemplo disso.

Formada por nomes como Harold Innis e Eric Havelock (1ª geração), Marshall McLuhan (2ª geração) e Pierre Levy (3ª geração), a escola canadense nos ajuda a desenvolver um novo mindset para a abordagem do impacto da transformação digital nos negócios.

Influenciado pelo trabalho deles, o autor, professor e dono da Escola Bimodal, Carlos Nepomuceno (Nepô), é um cara que tem um entendimento singular sobre a Era Digital.

Ele concorda que a mídia tem uma importância na sociedade muito acima do que a gente imagina.

Nepô já esteve presente como convidado em alguns episódios do ResumoCast.

Juntos, os três livros que ele debateu com a gente formam um curso completo para você desenvolver uma nova visão sobre a Era Digital.

Livros sobre Era Digital
3 livros para desenvolver uma nova visão sobre o impacto da Era Digital nos negócios

Quer expandir seu mindset sobre o impacto da transformação digital nos negócios?

Então escute os episódios dos livros abaixo:

1. “A Estrutura das Revoluções Científicas

A interpretação do Nepô acerca das ideias de Thomas Kuhn nos ajuda a entender que estamos vivendo um período de anomalia, no qual nossos paradigmas sobre o ser humano, sociedade, administração e negócios precisam ser atualizados.

2. “Cibercultura

Pierre Lévy — que faz parte da 3ª geração da escola canadense — nos aponta as mudanças necessárias que precisamos fazer, o conceito da tecnoespécie e a explicação das mídias como placa-mãe da sociedade.

3. “Administração 3.0

O livro de autoria do próprio Nepô, que faz parte da 4ª geração da escola canadense, defende que somos uma espécie, além de midiática, demograficamente progressiva e que estamos diante da chegada da uberização — novo modelo administrativo mais sofisticado.

Este novo modelo administrativo, que ele entende como uma forma mais científica de Curadoria, visa criar um equilíbrio entre oferta e demanda.

Se você ouvir os episódios na sequência sugerida, vai entender uma lógica completamente diferente sobre o Era Digital e expandir seu mindset sobre o assunto.

A escolha de se engajar ou não nessa nova visão é sua.

Para ter a sua melhor experiência com os nossos conteúdos, recomendamos que você escute os episódios mencionados acima no aplicativo oficial e gratuito do ResumoCast.

Tem algum pensamento sobre a era digital e quer compartilhar com os leitores do nosso blog? Conte aqui nos comentários.

Novidade: ESCUTE este artigo
Voiced by Amazon Polly