Mais importante do que a teoria em si, é o aprendizado de quem viveu várias experiências reais com seus negócios. Neste livro, Robert Kiyosaki traz vários conselhos relatados através das suas muitas vivências como empreendedor, um verdadeiro prato cheio para você que quer aprender através das experiências dos outros.

Resolvi fazer um post diferente e separei 3 lições que aprendi e que achei muito importantes para lhe auxiliar na sua jornada como empreendedor, ou aspirante a empreendedor, certo?

Vamos lá?!

 

LIÇÃO 1

Quando você busca por algum livro com o intuito de aprender sobre determinado assunto, é aconselhável sempre analisar o autor por trás de tal conteúdo, afinal, quem é aquela pessoa para afirmar tais coisas? Quais os resultados que ela obteve? Qual a fonte? O que as pessoas estão dizendo sobre esse conteúdo?

Existem muitos livros hoje pobres de um elemento muito importante, que muitas vezes faz toda a diferença dentro de um negócio, que é as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor. Este é um ponto em que o autor levanta, argumentando que muitos professores universitários escrevem livros sobre negócios, sem nunca terem criado um.

Afinal, será que alguém pode ensinar sobre algo que nunca viveu? Como explorar dificuldades enfrentadas, erros cometidos, fracassos? Estes são pontos essenciais para o aprendizado de quem busca ter sucesso no seu negócio.

Prefira sempre buscar referências que possam lhe ensinar sobre erros, fracassos, controle emocional e tomada de decisão em momentos adversos do seu negócio, afinal todos os empreendedores estão sujeitos a isso, nada melhor do que aprender com que já sentiu na pele.

Cuidado com fórmulas prontas, caminhos rápidos para o sucesso, e ensinamentos baseados puramente em motivação e emocionalismo. Busque sempre pela fonte mais confiável possível para basear os seus aprendizados.

A questão pode não ser somente a pessoa, mas sim a fonte.

 

É possível ensinar sobre algo sem ter vivido? Eu diria que sim, desde que a sua “fonte” seja confiável.

Você pode entrevistar as 10 pessoas mais bem sucedidas do mundo em negócios, anotando suas experiências, erros, fracassos, conselhos, e pode condensar isso num livro seu, desde que suas “fontes” tenham mesmo alcançado os tais resultados, afinal foi assim que Napoleon Hill escreveu o seu grande best seller o livro Pense e Enriqueça, entrevistando vários ricaços da época, analisando seus hábitos, costumes, experiências e condensando tudo isso no conteúdo do seu livro.  Aproveite para ouvir o resumo desse livro aqui: Pense e Enriqueça

A grande lição aqui é: Busque aprender sobre fracassos, erros, e controle emocional em cenários adversos, analisando sempre as fontes do conhecimento que você está consumindo, sejam biografias de pessoas ou pessoas analisando outras, é preciso sempre existir RESULTADOS E EXPERIÊNCIAS.

 

LIÇÃO 2

Não espere demais para começar.

 

O fracasso é quase inevitável, você irá fracassar algumas vezes antes de alcançar o êxito, erros, falhas, tudo isso é normal no processo de construção de novos negócios, não tem problema nenhum, então por que ter medo?

O medo de errar é um dos grandes fatores que impede muitos empreendedores de iniciar um negócio ou até mesmo medo de fazer o seu negócio crescer.

Hoje com o poder da internet, comunicação, informação, ferramentas digitais, os métodos inovadores de validação de negócio, produto mínimo viável, tudo isso torna o custo do erro muito mais barato se comparado aos métodos tradicionais.

Não é mais preciso gastar milhares de reais numa ideia, depender de altas receitas para cobrir grandes gastos com custo fixo, tudo isso não é mais necessário quando falamos de negócios disruptivos, de startup.

Hoje você pode iniciar sua ideia sem nem mesmo ter um real no bolso, utilizando as mídias digitais, sua audiência, feedbacks, tudo com o intuito de validar antes de “produzir em massa”.
Para saber mais sobre esse assunto, ouça o episódio 005 a Startup Enxuta.

 

Muitos empreendedores sofrem da paralisia de análise, querem calcular cada fator interno, externo, fazendo diversas análises, pesquisas, e continuam jogando tudo isso no papel, numa tentativa desenfreada de querer prever tudo que vai acontecer com o seu negócio.

O grande problema disso é que na maioria das vezes nada disso sai do papel, ou quando sai já é tarde demais porque o mercado já mudou.

Pare de planejar tanto e comece a executar, executar é muito mais importante do que ficar horas e horas colocando tudo no papel. O mundo muda a cada minuto, se você planejar demais, corre o sério risco de quando for executar o seu plano, ele já estar desatualizado em relação ao mercado.

Quanto antes você começar, mais cedo irá errar, mais rápido irá aprender, e consequentemente mais rápido acertar.

 

O segredo é executar, medir, validar, aos poucos e devagar, pois isso irá gerar aprendizado na sua jornada, lhe dando cada vez mais combustível para potencializar sua capacidade de empreender novos negócios.

Não estou dizendo que planejar não é importante, é claro que é, mas você não pode deixar isso te paralisar, ou te fazer perder muito tempo, é somente com a ação que você obterá resultados concretos.

A grande lição aqui é: Pare de planejar tanto e comece a executar, os erros são parte do processo natural de construção do seu negócio, com a execução virá o aprendizado, que vale mais que tudo.

 

LIÇÃO 3

Especialista ou Generalista?

 

Um especialista é alguém que sabe muito sobre pouca coisa.

Um generalista é alguém que sabe pouco sobre muita coisa.

Um dos grandes paradigmas que o autor quebra é sobre a questão de que o empreendedor deve ser um generalista e não um especialista. A vida inteira fomos instruídos a nos tornarmos especialistas:

Vá para a faculdade e se forme numa área específica, e consiga um emprego. (Já diziam nossos pais)
Mas, até que ponto isso é eficaz nos dias de hoje?

Com o crescente poder da tecnologia, muitos empregos/habilidades foram excluídos do sistema, muitos substituídos por máquinas, outros virando commodities, tais como a habilidade de digitar, que a alguns anos atrás era muito procurada pelas empresas e bem remunerada no mercado.

Quem dependia dessa habilidade de digitação para sobreviver, teve que buscar outras áreas ou habilidades para poder continuar sendo útil no mercado. E hoje, essa questão continua ainda mais forte, e com uma grande tendência de continuar evoluindo ao longo dos anos.

Até que ponto sou útil sabendo sobre apenas uma coisa? Dominando apenas uma habilidade?

É a velha questão de colocar seus ovos em apenas um cesta.

Não confie em apenas uma habilidade, mas saiba um pouco (ou muito) sobre várias coisas, dessa forma você se torna muito mais útil, seja para sua empresa, seu emprego e também para a sociedade.

O empreendedor deve ter em mente que precisa entender um pouco de tudo dentro da sua organização, o líder deve saber ponderar entre os vários assuntos envolvidos nos setores que fazem a sua empresa caminhar.

 

A habilidade que você sabe hoje pode não existir mais amanhã.

Nossa geração cresceu sendo ensinada de que é necessário focar sua vida inteira em apenas uma habilidade ou carreira, mas como falei acima, isso mudou, hoje se você é um bom motorista por exemplo, e depende disso para sobreviver, daqui um tempo sua profissão pode estar completamente sendo desnecessária para o mercado, os carros autônomos já estão por ai, e pasme você, já existem até robôs sendo preparados para dominar habilidades de um médico.

Portanto, será cada vez mais natural ocorrer a mudança de carreira, o aprendizado constante de novas habilidades durante a sua vida, o mundo muda a cada minuto, e cada pequena mudança impacta de forma direta na nossa sociedade, a velocidade com que a informação chega a cada um de nós contribui para isso.

E quanto a sua empresa? O produto ou serviço será útil ou necessário daqui um tempo? Quais inovações poderiam acabar com seu negócio? Questione-se sobre isso, e procure quebrar o seu próprio negócio o mais rápido possível, antes que alguém o faça por você. Uber e Airbnb estão ai para nos deixar o exemplo.

A grande lição aqui é: Procure se tornar um generalista, busque aprender novas habilidades constantemente, pois habilidades, produtos e serviços de hoje podem não servir mais amanhã.

 

Obviamente que o livro contém muito mais dicas e lições valiosas que podemos aprender, mas para esse post resolvi trazer apenas estas 3 pois achei importantes para compartilhar com você.

Recomendo a leitura completa desse livro para que você possa se aprofundar ainda mais, para adquiri-lo acesse O Empreendedor Rico para comprar direto na Amazon.  

Gostou desse tipo de post? Comente abaixo, seu feedback é importante para nós.

Grande abraço e até o próximo post!!

Novidade: ESCUTE este artigo
Subscribe
Voiced by Amazon Polly