Existem muitos líderes que fizeram a diferença com as suas valiosas empresas e nos marcaram em todos os sentidos — profissionalmente e pessoalmente.
De fato, alguns deles merecem um destaque especial.
Nesse artigo, você irá conhecer um pouco mais da história de 3 deles: Nelson Mandela, Bill Gates e Walt Disney.
Conhecidos por características marcantes como persistência, foco em inovação e resiliência, eles realmente criaram empresas que impactaram positivamente na vida de milhões de pessoas.
Saiba mais sobre esses importantes líderes mundiais e aproveite para se inspirar!
Nelson Mandela
Conhecido por sua constante luta pela defesa e liberdade das causas humanitárias, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul.
Totalmente contra o movimento do apartheid — regime de segregação racial do país —, ele ingressou no Congresso Nacional Africano em 1942, com o intuito de derrubar esse tipo de atuação.
Mandela foi preso em 1962 e condenado a 5 anos de prisão por incentivar greves e viagens internacionais sem autorização.
Passados 2 anos, foi julgado e condenado à prisão perpétua por sabotagem e planejamento de ações armadas contra a África do Sul.
Depois de permanecer confinado por 27 anos, ele se tornou ainda mais ligado à oposição ao apartheid e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional que poderia ser dada em troca do abandono ao incentivo à luta armada.
Ele foi solto apenas em 1990, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk, com quem dividiu o prêmio Nobel da Paz de 1983.
No ano em que se tornou presidente da África do Sul, em 1994, comandou o apartheid e conquistou reconhecimento e respeito internacional pela sua luta.
O fim do mandato ocorreu em 1999, quando Mandela deu foco a causas sociais e aos direitos humanos.
Bill Gates
Com apenas 21 anos de idade, o fundador da Microsoft se tornou um dos empreendedores mais jovens e bem-sucedidos do mundo..
Isso mesmo!
Esse, que é um dos grandes líderes conhecido mundialmente, ganhou destaque por ter participado da criação de uma verdadeira revolução: os computadores pessoais.
No entanto, um dos momentos que merecem destaque aconteceu em 1977, quando a IBM entrou no mercado de microinformática com o PC e fechou um contrato com a Microsoft, que comprou um programa desenvolvido para o processador Intel por US$ 50 mil.
Ele então foi personalizado e vendido por US$ 8 milhões e, com a licença do produto mantida, foi criado o sistema operacional MS-DOS.
De lá para cá, a Microsoft simplesmente se transformou em um verdadeiro império de softwares.
Para você ter uma ideia, o Windows, lançado em 1983, chegou a ser utilizado em 90% de todos os computadores do mundo.
Com as ações em alta, aos 31 anos de idade Gates já era um bilionário.
Em 2008, ele saiu da empresa e passou a se dedicar a projetos filantrópicos, como o criado junto com a sua esposa: a fundação Bill & Melinda Gates.
O foco desse projeto é impulsionar pesquisas relacionadas a doenças epidêmicas de países em desenvolvimento.
Walt Disney
Co-fundador de uma das empresas mais valiosas do mundo, Walt Disney foi um grande líder.
Quando jovem, ele mostrou aptidão para o desenho e aos 18 anos de idade já iniciou uma carreira como cartunista, produzindo filmes publicitários.
Em 1923, o líder montou uma produtora de filmes em Hollywood e passou a oferecer suas produções à distribuidora M. J. Winkler.
O Mickey Mouse — seu primeiro personagem e ainda o mais famosos da Disney 3 foi criado em 1927 e, a partir disso, Walt deu vida a muitos outros, como o Pateta, Pato Donald, Pluto, entre outros bem conhecidos do público em geral.
Seu primeiro Oscar veio em 1932, pelo filme “Flowers and Trees”, mas depois ele recebeu mais 21 prêmios da Academia, além de 59 indicações.
Isso sem contar os seus 7 Emmy Awards.
O primeiro longa metragem, “Branca de Neve e os Sete Anões”, foi lançado em 1939. Já o fenomenal parque da Disneylândia foi inaugurado anos depois, em 1955.
Seis anos depois, em 1961, foi a vez de ele dar início a escola profissionalizante Instituto de Artes da Califórnia.
Walt morreu em 1966, mas deixou um verdadeiro legado: a empresa mais valiosa do mundo (na época), conhecida pela atuação com verdadeira excelência, ao ponto de atingir resultados exorbitantes.
Sim, a organização é um dos maiores exemplos em clientes satisfeitos e fidelizados, que enchem a boca para falar da marca.
Também é possível perceber que a valorização do cliente e a cultura de líderes de alta performance, que estimulam a colaboração com profissionais engajados com o propósito da empresa, realmente dá certo para atingir o sucesso!
E você, qual grande líder é um exemplo para você e como ele te inspira em na gerência do seu própio negócio?
Deixe sua resposta aqui nos comentários!
Novidade: ESCUTE este artigo
|
3 grandes líderes:
Jesus;
Buda;
Gandhi